Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins iniciou nesta semana o projeto para ‘Fortalecimento de Contratualização e Regulação com Hospitais Públicos’. O Projeto de qualificação financiado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-Sus), tem o apoio da equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e será realizado inicialmente nos Hospitais Regionais de Araguaína (HRA) e de Augustinópolis (HRAUG), durante o ano de 2022 e 2023.

O projeto de qualificação tem como objetivo o fortalecimento da gestão e da assistência para que os serviços de atenção à saúde sejam contratualizados e regulados. Este projeto está sendo desenvolvido em unidades hospitalares de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. As unidades que aderirem ao projeto visam melhorar a construção, monitoramento, eficiência e efetividade dos contratos entre a gestão e as unidades hospitalares e fortalecimentos dos processos de regulação.

Segundo a superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Elaine Sanches, “a adesão do Tocantins ao Projeto de qualificação vem ao encontro da necessidade da gestão estadual e certamente contribuirá de forma significativa com nossos processos de organização de processos e fluxos assistenciais hospitalares para ofertarmos uma atenção à saúde de forma controlada e regulada com o objetivo de atender as necessidades dos usuários do SUS”.

A enfermeira atuante no Hospital Sírio-Libanês e apoiadora do projeto, Maria Teresa Gomes Franco afirmou que “neste ano iremos fazer um diagnóstico e um planejamento de ação de reorganização da área de regulação com definições de competências, fluxos, processos, desenvolvimento dos instrumentos contratuais e a implementação dos processos de contratualização nos dois hospitais escolhidos pela gestão do Tocantins. Em um segundo momento iremos acompanhar e monitorar os contratos realizados e difundir todo esse processo para as demais unidades”, concluiu.