O Tocantins está na quinta posição no ranking nacional de estados mais rápidos para se abrir uma empresa no Brasil. É a segunda vez que o Estado aparece no Top 5 Brasil. Em outubro de 2021, o Tocantins já figurava nesta posição.
Os dados são do Governo Federal apresentados por meio do Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Em outubro do ano passado a média do tempo de registro total no Tocantins estava em 32 horas e 26 minutos. Em abril deste ano, a média avançou para 23 horas e 19 minutos.
De acordo com o vice-presidente executivo da Jucetins, Juarez Lobo, o resultado é a conquista de uma gestão que tem como referência a desburocratização. “O governador Wanderlei Barbosa não mede esforços para que a Jucetins invista em tecnologia e possa registrar uma empresa de forma ágil, simplificada e segura, sem criar entraves para o empreendedor”, afirma.
Agilidade
O tempo gasto na Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) é ainda menor, que leva apenas 8 horas e 41 minutos. Porém, para chegar ao resultado final do ranking somam-se também a duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios e Receita Federal. O tempo total acaba se tornando maior, pois a viabilidade, por exemplo, varia de município para município.
A Jucetins também trabalha com o deferimento automático. A inovação permite que o empresário saia com o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em poucos segundos após o protocolo do processo, diminuindo esse tempo total de registro para quase zero.