Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína e a Câmara de Vereadores já estão aplicando a 2ª dose de reforço da vacinação contra a covid-19. A campanha começou no último dia 8 e contempla pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais.

As doses devem ser aplicadas quatro meses depois do primeiro reforço, independente de qual vacina a pessoa recebeu. Para receber o imunizante, é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e Cartão de Vacinação.

A diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, explica que a campanha da 2ª dose de reforço é uma determinação do Ministério da Saúde. “Recebemos as orientações técnicas com dados que mostram o novo crescimento no número de casos no País, o que também estamos observando na cidade. E com base nos estudos que foram feitos com os pacientes imunizados, há a necessidade de um novo reforço para manter a pessoa protegida”.

Em Araguaína, a previsão é vacinar 6.752 com 50 anos ou mais e 5.522 trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais.

Boletim local

Conforme o Boletim 763º, divulgado no dia 8 de junho, Araguaína registrou 13 novos casos de Covid-19 (5 homens e 8 mulheres) no último dia 7. Agora já são 14 casos ativos da doença na cidade, que já tem 43.493 casos confirmados.

Dados nacionais

De acordo com o Boletim InfoGripe Fiocruz de 26 de maio deste ano, há uma tendência de aumentos no número de casos de covid-19 em todas as regiões do país. Por causa da doença, cerca de 49% das ocorrências geraram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas.

Em relação às mortes por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao Sars-CoV-2 (covid-19).

Um novo reforço necessário

Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, foi constatada uma diminuição na efetividade da vacina contra a covid-19 para os casos sintomáticos da variante Ômicron 90 dias após o reforço.

E essa redução também se manifesta no avançar da idade e pode ser explicada, em parte, por causa do envelhecimento natural do sistema imunológico. O documento ainda cita achados em um estudo feito em Israel que mostrou que, após a aplicação da segunda dose de reforço, os anticorpos aumentaram cinco vezes após uma semana.

Onde se vacinar

Todos os postos de saúde estão disponíveis, os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte).

Além da UBS Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte e o ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal.

Horário de atendimento

Para se vacinar é necessário ter em mãos os documentos pessoais e cartão de vacina. As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas.

O ponto de vacinação em frente à Câmara também atende em horário diferente, de segunda a sexta, das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas.