Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Em 2022, a região do Povoado Garimpinho, no Rio Araguaia, a quase 150 km de Araguaína, terá pela primeira vez uma programação oficial para a temporada de praias do Tocantins. A Prefeitura realizará para visitantes e campistas, entre os dias 9 e 30 de julho, atividades inéditas como pedal ecológico, prova de mountain bike, 1º Festival Gastronômico do Peixe, shows com artistas regionais, além do tradicional Torneio de Pesca.

O secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Zeca de Oliveira, conta que a expectativa da Prefeitura de Araguaína é alta com essa temporada. A proposta é fazer algo diferenciado que possa ter continuidade nos próximos anos. 

“Queremos incluir Araguaína no roteiro do turismo das praias de água doce do Tocantins. Dessa forma, o objetivo é levar mais desenvolvimento social e econômico para a região do Garimpinho, que já conta com uma rede hoteleira de ótimo padrão e tem todas as condições de receber centenas e até milhares de visitantes”, afirmou o secretário.

O prefeito Wagner Rodrigues acredita que a Temporada de Praia do Garimpinho será determinante para dar mais visibilidade às belezas naturais da região e que a população e os turistas vão abraçar o projeto.

“O Garimpinho sempre foi frequentado por famílias que chegavam a passar semanas acampadas na região. Quem conhece sabe o quanto o Rio Araguaia é lindo neste trecho. Agora queremos que mais pessoas e turistas conheçam as potencialidades do Garimpinho”, afirmou o prefeito.

De olho no esporte

A programação inédita no Garimpinho contará com duas atividades esportivas: o 4º Torneio de Pesca e 1º Desafio de MTB do Garimpinho, com o passeio eco bike. O desafio ciclístico será o primeiro evento da Temporada Garimpinho 2022 no sábado, 9, às 15h30 e contará com premiação em dinheiro.

Já a quarta edição do Torneio de Pesca será realizada no terceiro fim de semana do mês de julho. Os pescadores iniciarão a disputa no sábado, 16, às 14 horas, com término e premiação previstos para o domingo, 17, também às 14 horas.

Mais novidades

Outro evento inédito no Garimpinho é o Festival Gastronômico do Peixe. Os pratos estarão à disposição da população nos dias 9 e 10 de julho. No dia 9, na abertura oficial, as atrações serão o DJ Charles e a banda Swing do Negão, a partir das 19h30.

As atrações artísticas se apresentarão na Temporada do Garimpinho ainda nos dias 16, 17, 23 e 30. No sábado 16, a partir das 20 horas terá animação com Dj e, às 22 horas, subirá no palco a Banda Forró com Mel. No domingo 17, terá show com o cantor sertanejo Rafael Vaz.

No sábado 23, o público terá apresentação a partir das 20 horas com DJ e, às 22 horas, Noite do Rock com a banda The Norths e DJ Slap. No dia 30, último sábado da temporada, a partir das 22 horas, terá o show com Vitinho Sanfoneiro.

Como chegar 

Para chegar até a praia, saindo do centro da cidade, é preciso seguir 43 quilômetros pela rodovia BR-153 até o posto de gasolina Rio Preto. Há uma entrada à direita do posto que dá acesso à TO-226. O Povoado Garimpinho fica a 102 quilômetros da BR-153. 

Programação Temporada Garimpinho 2022
 
Dia 9 (sábado)
15h30 - 1º Desafio de MTB do Garimpinho com premiação em dinheiro e passeio eco bike;
19h30 - Abertura oficial da temporada com DJ Charles e banda Swing do Negão;
             Festival Gastronômico do Peixe.
 
Dia 10 (domingo)
Festival Gastronômico do Peixe.
 
Dia 16 (sábado)
14h - Início do 4º Torneio de Pesca;
20h - DJ;
22h - Show com a Banda Forró com Mel.
 
Dia 17 (domingo)
14h - Término e premiação do Torneio de Pesca;
          Show com Rafael Vaz.
 
Dia 23 (sábado)
20h - DJ;
22h - Slap e Noite do Rock com a banda The Norths.
 
Dia 30 (sábado)
22h - Show com Vitinho Sanfoneiro.