Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) realizaram uma série de reuniões, entre os dias 4 e 8 de julho, para iniciar as tratativas de um aprimoramento da integração entre órgãos ligados à formalização e licenciamento empresarial.

As equipes técnicas da Jucetins, ATI e SICS visitaram o Corpo de Bombeiros, Naturatins, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e Adapec. O projeto visa automatizar e unificar todo o processo para a formalização de uma empresa.

De acordo com o presidente da Jucetins, José Aníbal, o objetivo do projeto é tornar o processo de registro empresarial ainda mais célere. “A união é fundamental para que façamos um planejamento conjunto tendo em vista melhorias no sistema para entregar um serviço rápido, em que todos os órgãos se comunicam com eficiência”, disse o presidente.

O gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes, explicou que o Simplifica Tocantins já faz a integração entre os órgãos, mas que o aprimoramento é sempre essencial. “Fizemos essa série de reuniões onde conseguimos um diagnóstico e avaliamos o que é necessário para alavancarmos o Simplifica, mas já estamos bem avançados na desburocratização e simplificação dos processos”, explicou Helivan.

Neste ano, a Jucetins figurou na quarta posição no ranking nacional dos estados mais rápidos para se abrir uma empresa, segundo dados do Governo Federal.