Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

Em reunião com apoiadores à sua candidatura na noite dessa sexta-feira, 26, no Jardim Taquari, em Palmas, o candidato a senador Mauro Carlesse (Agir Tocantins) assegurou que, no Senado, será a voz do povo tocantinense e que seu mandato será, de fato, representativo. “Precisamos alavancar o Estado. O povo precisa trabalhar, precisa ter oportunidades. Por isso coloquei meu nome à disposição para disputar o Senado, para fazer a diferença e fazer diferente do que estes políticos que aí estão vêm fazendo há muitos anos”, frisou. 

Na ocasião, Carlesse destacou os desafios que enfrentou, quando governador, para tirar o Tocantins da - segundo ele -,  dura realidade financeira em que se encontrava e para fazer os ajustes necessários que resultaram no enquadramento do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal e permitiram ao Governo cumprir compromissos e realizar grandes investimentos.

Primeiro suplente na chapa de Carlesse ao Senado, o presidente do Agir no Tocantins, Sebastião Albuquerque, destacou algumas das ações realizadas por Carlesse que beneficiaram a população do Taquari e de todo o Estado. “O Carlesse foi um dos maiores governadores que esse Estado já teve. Foi o Carlesse que esteve aqui no Taquari e fez as casinhas populares, que trouxe parte do asfalto, que trouxe drenagem. Foi Carlesse que trouxe as escolas de tempo integral e as escolas militares que nossos filhos estudam, as melhores escolas que esse Estado já teve. É o Carlesse que agora vai ser senador para esse povo do Taquari, para o povo de Palmas, para o povo do Tocantins”, defendeu.

Grandes Líderes 

Com sua candidatura independente, Carlesse demonstrou força e foi o grande nome do encontro, que reuniu aliados de todos os setores de Palmas. Também deu palanque para candidatos a deputado estadual e federal que caminham com ele defenderem suas bandeiras.

Grandes líderes políticos do Estado que o apoiam para Senador marcaram presença na reunião, dentre eles, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o vice-prefeito e candidato a deputado estadual, Gleydson Nato; o ex-parlamentar e candidato a estadual Manoel Queiroz, de Augustinópolis; o pastor Vagner Mendes, presidente do Conselho Político da Assembleia de Deus, Ministério Ciadseta no Tocantins, de Araguaína, dentre outros.

Na ocasião, Josi Nunes garantiu que Carlesse é “o homem que nós precisamos ver no Senado”. “Um homem simples, de sorriso fácil, abraço apertado e, acima de tudo, um homem empreendedor, arrojado, de atitude e que vai olhar com muito carinho para todas as cidades do Estado”, frisou.

Apoio de indígenas

A reunião em Palmas também contou com a participação de um grupo composto por caciques e cacicas de três etnias: de Goiatins, o povo Krahô; de Tocantínia, os Xerentes; e de Lagoa da Confusão, os Javaés. 

No palco, Creuza Krahô, cacica da Aldeia Sol, de Goiatins, falou em nome das comunidades indígenas do Estado. Na oportunidade, ela entregou a Carlesse um abaixo assinado em que pede acesso à educação, por meio da criação de uma escola com oferta de ensino fundamental e médio na Aldeia Sol. 

No documento, explica que a comunidade já dispõe de um barracão construído para o funcionamento da escola e lembra que a Constituição brasileira assegura o direito à educação a toda a população. “Eu vim pedir educação. O Carlesse vai fazer o trabalho que ele sempre fez, por isso eu vim aqui entregar o documento para ele. Ele não é como outras pessoas que moram por aqui, que não vou falar o nome, mas que vocês todos sabem. Nós indígenas não precisamos de pano velho, queremos é educação, saúde”, declarou.