Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: DPE/TO

Foto: DPE/TO

A defensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, prestigiou na noite dessa segunda-feira, 12, a posse da ministra Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e posse do ministro Luís Roberto Barroso na vice-presidência.

Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, ao qual chega após 46 anos de carreira na magistratura. No discurso de posse, a agora Presidente do STF agradeceu a presença das defensoras e defensores públicos de todo o País, bem como de outros representantes do sistema de Justiça e autoridades.

Na ocasião, Rosa Weber falou sobre a sua trajetória, defendeu o respeito à Constituição, a separação de Poderes e a rejeição aos discursos de ódio, que, segundo ela, “não podem ocorrer no Estado Democrático de Direito” (leia o discurso completo clicando aqui).

Para Estellamaris Postal, a participação da Defensoria Pública nos Estados na solenidade representa a confiança da Instituição no STF como guardião do regime democrático e da ordem constitucional no País. “A Defensoria Pública sempre estará ao lado das instituições em defesa do regime democrático”, destacou.

Estellamaris prestigiou a posse a convite do STF, acompanhada de defensores-públicos-gerais nos Estados e membros do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).