Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nessa quinta-feira, 22, mais uma audiência administrativa para tratar sobre a revitalização da avenida Tocantins e urbanização dos setores da região de Taquaralto. Participaram do encontro representantes de órgãos municipais e da Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Aurenys e Região Sul de Palmas (Acit).

No encontro, a promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, que atua na área de urbanismo, expôs o entendimento do Ministério Público de Contas (MPC) sobre a impossibilidade da revogar a decisão cautelar, concedida em 2018, que impede a realização de obras na avenida Tocantins em razão da ausência de projetos e documentos relacionados ao Shopping a Céu Aberto.

Sobre a questão, o secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Trabulsi, justificou a entrega de documentos, no entanto, o material apresentado não foi suficiente para o MPC.

Na ocasião, os participantes discutiram estratégias para possíveis melhorias da região e chegaram ao consenso de que deve ser realizada uma reunião setorial, com os órgãos municipais, associação de moradores, associação comercial, ambulantes, diretores de escolas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros, para debaterem sobre o assunto de forma colaborativa.

Para a próxima reunião, o Município ficou encarregado de produzir imagens aéreas da região de Taquaralto a fim de serem exibidas no encontro e apresentar modelos de requalificação urbana, no formato cidade inteligente.

Também ficou definido que a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Aurenys e Região Sul de Palmas (Acit) apresentará propostas de projetos para serem discutidas.

Por fim, ficou determinado que o MPTO convocará audiência pública para o mês de novembro, com a participação de entidades governamentais, sociedade civil organizada, associações e população, para debater sobre a revitalização.