A Energisa montou plano especial de atuação para garantir energia contínua e que não tenha nenhum imprevisto com a rede elétrica nos locais de votação no primeiro turno das eleições, que ocorre no próximo domingo, dia 02 de outubro. Além das ações de manutenção preventiva, já realizadas, a empresa contará com ampliação de equipes nas ruas e monitoramento em tempo real para cobrir as cerca de 4 mil seções eleitoras distribuídas pelos 853 locais de votação nos 139 municípios do Estado. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, mais de 1 milhão de eleitores estão aptos a votar.
O gerente de Operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, explica que o planejamento conta com inspeção dos equipamentos de comando remoto e de termovisão nos colégios e cartórios eleitorais, além da disponibilização de subestações móveis em pontos estratégicos no dia das eleições. “Nas últimas semanas, já concluímos muitas das ações programadas. Como, por exemplo, a necessidade de substituição de algum componente como isolador ou cabo, ou até mesmo a poda de árvores que estavam próximas da rede elétrica. Dessa forma, diminuímos a possibilidade de faltar energia no momento da votação”, afirmou.
A quantidade de equipes de manutenção de plantão também será ampliada e ficará a postos em pontos estratégicos para atender rapidamente qualquer possível ocorrência não prevista. Tudo será monitorado em tempo real no Centro de Operações Integrada da Energisa, localizado na capital, que vai manter canal direto de contato com os eletricistas nas ruas, call center e ainda com o Tribunal Regional Eleitoral. “Do Centro de Operações temos uma visão geral do sistema elétrico do estado e podemos direcionar melhor os recursos. Até mesmo o clima será monitorado em tempo real para ajustarmos a estratégia de atuação caso um temporal ocorra”, contou.
Cunha lembra que as redes de energia são suscetíveis a ocorrências de falta de energia provocadas por fatores externos não previsíveis como, por exemplos, colisões de veículos contra postes, queimadas, objetos lançados e até a intervenção por pessoas não autorizadas em fios de energia. Por isso, reforça a importância de a população observar os limites de velocidade das ruas e não realizar queimadas próximo a rede elétrica. “É muito importante que a população também faça a sua parte. Dirigir com segurança, evitar fogos ou outros objetos próximos a rede elétrica ou de locais com vegetação, para evitar incêndios, por exemplo. E, caso a população observe algum acidente de trânsito envolvendo a rede elétrica ou cabo rompido, a orientação é não se aproximar e entrar em contato direto com a Energisa. Se for um acidente com vítimas, lembrar de ligar imediatamente para o corpo de bombeiros ou Samu”, concluiu.