Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assim como em todo o Brasil, o Tocantins registrou considerável abstenção na votação de domingo, 2 de outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De 1.094.003 milhão eleitores aptos a votar, um total de 202.897 eleitores tocantinenses não compareceram às urnas, representando 18,54%. Considerando as eleições de 2018, houve uma leve queda. Naquele ano o percentual de abstenção foi de 19,98%.

Para presidente da República, 22.862 mil tocantinenses votam nulo e 6.795 em branco. Para governador do Tocantins, 38.314 eleitores do Estado votaram nulo e 23.065 em branco. Para Senador, 69.690 eleitores tocantinenses anularam o voto e 35.690 em branco. Para deputado federal, por sua vez, 29.937 mil eleitores do Estado anularam o voto e 29.272 votaram em branco. E para deputado estadual, um total de 30.814 eleitores anularam o voto e 20.263 votaram em branco. 

Brasil 

No Brasil, mais de 32 milhões de eleitores não compareceram às urnas no domingo (2), segundo dados do TSE (20,9% de abstenção). 

Votos Nulo e Branco 

Ao contrário do que muitos pensam, os votos em branco e os votos nulos não interferem no processo de apuração de um pleito nem anulam uma eleição. Ambos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não possuem valor algum – são descartados durante o processo de apuração e considerados apenas como estatística.

A Corte destaca que, na Constituição Federal, está previsto que o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os votos em branco e os votos nulos, considerados inválidos. Portanto, apenas os votos destinados a um candidato ou a um partido entram na contagem.

O tribunal lembra ainda que os votos para cada cargo são independentes. Isso significa que o eleitor pode, por exemplo, votar apenas para presidente da República e optar por votar em branco para os demais cargos. Neste caso, o voto para presidente valeria mesmo diante dos demais votos em branco. (Da Redação com informações da Agência Brasil e TSE)