Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 11 e 12 de outubro um total de 24 mulheres das cidades de Cristalândia, Barrolândia, Pugmil e Nova Rosalândia serão contempladas com procedimentos cirúrgicos ginecológicos nos 12º e 13º Mutirões de Cirurgias Eletivas de Cristalândia, realizados a partir do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Estamos ampliando cada vez mais nossa capacidade de realização destes procedimentos, a partir das importantes parcerias viabilizadas por meio do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia. Iremos atender 4 cidades, juntamente com seus gestores, nos tornando assim um polo para nossa região do Vale do Araguaia”, destacou o prefeito Big Jow. A vice-prefeita Rosilene Rodrigues, lembrou que no último mês foi inaugurado o 1º Centro Cirúrgico Oftalmológico Gratuito do Estado do Tocantins em Cristalândia, também com mutirão de cirurgias.

O secretário de Saúde de Cristalândia, Wilkey Fernando Lourenço, conta que serão realizados procedimentos de laqueadura e períneo, além de retirada de mioma, sendo 6 cirurgias em pacientes de Pugmil e outras 6 em pacientes de Nova Rosalândia, no dia 11; já no dia 12, serão 10 procedimentos em pacientes de Cristalândia, e outras 2 cirurgias em pacientes de Barrolândia.

A equipe cirúrgica vem do Instituto Idesp, parceiro do Município de Cristalândia, que destinou um cirurgião ginecologista, um anestesista, um instrumentador, além de dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem.