O Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO) esclarece que o vídeo em que um eleitor de Porto Nacional/TO alega supostamente que houve fraude nas Eleições 2022 porque ele votou no último dia 2 de outubro e sua Certidão de Quitação Eleitoral aponta ausência às urnas contém informações falsas.
A ausência às urnas citada no documento é referente ao primeiro e segundo turnos das Eleições Gerais de 2018 e, por isso, na certidão consta que o eleitor não está quite com a Justiça Eleitoral.
O TRE/TO esclarece ainda que o título eleitoral somente é suspenso após o eleitor deixar de votar em três eleições seguidas, o que não é o caso em questão. Desta forma, apesar de não estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor do vídeo está apto a participar do primeiro e segundo turnos das Eleições Gerais de 2022.
Para regularizar a situação, o eleitor deve quitar o débito eleitoral. Basta acessar o serviço online disponibilizado pela Justiça Eleitoral e emitir o boleto para pagamento.
A Justiça Eleitoral do Tocantins orienta às eleitoras e eleitores com dúvida sobre seu Cadastro Eleitoral a procurarem atendimento na Central de Atendimento Virtual ao Eleitor, pelo telefone ou WhatsApp (0800 6486 800). (TRE/TO)