A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o segundo turno das eleições deste domingo, 30, foi acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília/DF, e do gabinete de monitoramento instalado nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.
Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública estavam mobilizados. Além do efetivo, cerca de 579 viaturas e quatro aeronaves de prontidão em todo o Estado.
Em algumas zonas eleitorais ocorreu interrupção de energia elétrica e a Energisa, por meio de nota, posicionou que foram ocorrência pontuais, isoladas e prontamente solucionadas. "Sobre a falta de energia apontada em zonas eleitorais de Taquaralto, Mateiros e Formoso do Araguaia neste domingo, dia 30, a Energisa Tocantins informa que foram ocorrências pontuais, isoladas e prontamente solucionadas pela concessionária. Os três eventos identificados não interferiram no processo eleitoral. Durante todo o período de votação, equipes da Energisa atuaram em contingência junto ao TRE e outros órgãos, com colaboradores alocados em campo estrategicamente em pontos próximos aos locais de votação".
A Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins:
• 00 casos de compra de votos
• 00 ocorrências de boca de urna
• 20 violação de sigilo do voto
• 02 propaganda irregular
• 00 ocorrências de transporte ilegal de eleitores
- Ocorrência de natureza receptação próximo ao local de votação, município de Alvorada. Veículo apreendido e suposto autor conduzido à delegacia.
- Lavratura de TCO no município de Gurupi de crime eleitoral; Descumprir a proibição dos artigos 5º, 8º E 10, ART. 11, inciso III da Lei 6.091/1974. Som automotivo fazendo propaganda eleitoral.
- Lavratura de TCO no município de Alvorada. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Aragominas. Desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (Art. 347 - Lei n° 4.737/1965). Divulgação de foto da urna de votação.
- falta de energia elétrica em local de votação em Taquaralto – Palmas.
– falta de energia elétrica em local de votação no município de Mateiros.
- falta de energia elétrica em local de votação no município de Formoso do Araguaia.
- Lavratura de TCO no município de Itacajá. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
- Lavratura de TCO no município de Paraíso, com apreensão de menor. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Lajeado. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Abreulândia. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Miracema do Tocantins. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Pium. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Condução de eleitor embriagado em local de votação. Município de Sítio Novo.
– Prisão condução de eleitor na cidade de Paraíso. Por violar ou tentar violar o sigilo do voto.
– Prisão condução de eleitor na cidade de Gurupi. Por descumprir a proibição dos artigos 5º, 8º e 10, Art. 11, inciso III da Lei 6.091/1974. Som automotivo fazendo propaganda eleitoral.
– Prisão condução de eleitor na cidade de Itacajá. Por violar ou tentar violar o sigilo do voto.
– Outros crimes eleitorais. Venda de bebida alcóolica em estabelecimento comercial na cidade de Crixás. Um homem pegou uma bebida e jogou o dinheiro no balcão e saiu rapidamente.
– Lavratura de TCO no município de Itacajá. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Outros crimes eleitorais no município de Buriti do Tocantins. A guarnição foi solicitada pela comunicante que estava trabalhando de mesário na zona 0010, seção 41 no Colégio Estadual Buriti. Segundo relatos, ela percebeu que o possível autor estava fotografando dentro da cabine de votação e que a mesma o indagou, momento em que teria ocorrido uma discussão entre eles na seção de votação. A mesária informou que o eleitor saiu tomando rumo ignorado.
– Prisão condução de eleitor na cidade de Lajeado por violar ou tentar violar o sigilo do voto.
– Lavratura de TCO no município de Pugmil. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Araguaçu. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Caseara. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Palmeirópolis. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Lavratura de TCO no município de Divinópolis do Tocantins. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação.
– Prisão condução de eleitor na cidade de Araguaçu. Por violar ou tentar violar o sigilo do voto
– Prisão condução de eleitor na cidade de Palmas. Por violar ou tentar violar o sigilo do voto.
– Lavratura de TCO no município de Paraíso do Tocantins. Violação do sigilo do voto. Eleitor fez registro fotográfico da urna de votação. (Com informações SSP/TO) (Matéria atualizada às 16h de 31/10/22)