Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Prefeitura de PABJ

Foto: Divulgação Prefeitura de PABJ

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus (PABJ), José Luciano, recebeu nesta quinta-feira, 1° de dezembro, a representante do Grupo ZX Energia, Fernanda Arbex, e equipe da parte ambiental da empresa que, na oportunidade, apresentou à gestão o Projeto REDD+Buritirana - de crédito de carbono a ser implantado no município.

Ponte Alta sedia empresa do Grupo ZX e o projeto é dos primeiros no formato no Tocantins. De acordo com o prefeito José Luciano, é uma iniciativa muito importante. "O projeto visa conservação florestal e é extremamente interesse que é para redução do desmatamento, redução da emissão de CO²", afirma. 

O projeto vai reduzir mais de 111 mil toneladas de CO² ao longo de 30 anos - equivalente a evitar o desmatamento de aproximadamente 750 campos de futebol. "É um projeto que é interessante para o município, que envolve também a questão social. Além da melhoria na fiscalização do desmatamento, ele trabalha inclusão de mulheres no projeto, geração de fontes alternativas de renda, até com projeto de baru (fruto do Cerrado), com fábrica de baru dentro da empresa, e educação ambiental", reforça o gestor. 

Informações do Projeto

Tipo de Projeto: REDD AUD - Conservação florestal por evitar desmatamento não planejado. 

Objetivo Principal: a redução do desmatamento na região através da conservação da floresta, além da implantação das ações sociais às comunidades locais. 

A implantação do REDD+Buritirana em PABJ se faz essencial, de acordo com a empresa, em virtude do avanço agropecuário na região. Os principais agentes de desmatamento e degradação apontados, são: agricultura extensiva para cultivo de soja e grãos e extração ilegal de madeira. 

Crédito de Carbono

Crédito de Carbono é uma moeda verde que representa uma tonelada de Gás de Efeito Estufa (GEE) que deixou de ser emitida para a atmosfera, que pode ser comercializada no mercado, gerando ganhos econômicos pela preservação do meio ambiente. A partir da conservação florestal, é possível evitar a emissão de GEE para a atmosfera, atenuando os impactos das mudanças climáticas.