Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato) recebeu denúncia na última quarta-feira, 30, de que um hospital, iria suspender o pagamento do adicional de insalubridade para os farmacêuticos que trabalham no estabelecimento.

O adicional de insalubridade vinha sendo pago com regularidade desde o ano de 2019, antes da pandemia.

Ocorre que sem qualquer motivo, ou melhoria das condições de trabalho, a direção do hospital informou sobre a suspensão do adicional de insalubridade para os farmacêuticos.

Após denúncia, o sindicato da categoria enviou uma notificação extrajudicial para a direção do hospital, para que regularize a situação no prazo de 10 dias, caso contrário, será formalizada a denúncia ao Ministério Público Trabalho (MPT-TO), bem como ao Setor de Auditoria e Fiscalizações do Trabalho do Ministério da Economia, para que sejam instaurados os procedimentos legais com o objetivo de sanar danos individuais e à coletividade, sem prejuízos as medidas judiciais.

Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “Essa atitude unilateral do hospital contrasta com a matéria divulgada recentemente no site institucional do ISAC, com o título “HMA é eleito o melhor hospital da Região Norte para se trabalhar”, é impossível, hospital adotar uma política de humanização, que retira direitos trabalhistas seus empregados”, finalizou.

O sindicato orienta aos profissionais prejudicados que busquem orientações para que sejam restabelecidos os prejuízos sofridos.