Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

A Corte Eleitoral do Tocantins diplomou, nesta sexta-feira (16/12), 37 candidatos eleitos no estado aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador (e 2 suplentes), governador e vice. A sessão solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), às 16 horas. 

A diplomação é o ato jurídico que marca o encerramento do processo eleitoral, habilitando as candidatas e candidatos eleitos a tomarem posse e darem início ao mandato eletivo. Durante a sessão solene, os candidatos receberam o diploma das mãos dos juízes membros do TRE-TO, tendo em vista a proclamação dos resultados das Eleições Gerais de 2 de outubro de 2022. No documento recebido, consta o partido ou federação do candidato eleito, assim como o número de votos recebidos no pleito, conforme Ata Geral das Eleições.

Aos diplomados, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, registrou seus cumprimentos pelo êxito nas eleições e desejo sucesso aos mandatos que irão se iniciar em 2023. “Faço votos de que exerçam com competência, sabedoria e responsabilidade os mandatos outorgados pelo povo tocantinense, de modo a engrandecer o nosso Estado e fazer feliz o nosso povo”, disse.

Na oportunidade, o presidente ainda destacou o trabalho de todos os magistrados e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins e afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, o Tribunal cumpriu a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral para o fortalecimento da democracia. “Da preparação logística das eleições, planejada há dois anos, até o julgamento da prestação de contas dos eleitos - etapa que antecedeu a diplomação - atuamos com máximo empenho, compromisso e zelo para bem atender aos partidos políticos, federações, candidatos, advogados e, principalmente, o eleitor”, complementou.

 (Foto: Ezequias Araújo)

Diplomados

Além de Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira, foram diplomados a senadora eleita Professora Dorinha e os deputados federais Toinho Andrade, Vicentinho Junior, Alexandre Guimarães, Carlos Gaguim, Ricardo Ayres, Filipe Martins, Eli Borges e Lázaro Botelho.

Também estão aptos a assumir seus cargos os deputados estaduais: Léo Barbosa, Professora Janad Valcari, Jair Farias, Jorge Frederico, Amélio Cayres, Nilton Franco, Cleiton Cardoso Vilmar Alves, Olyntho Neto, Fabion Gomes, Vanda Monteiro, Valdemar Junior, Ivory de Lira, Luciano Oliveira, Eduardo do Dertins, Eduardo Fortes, Eduardo Mantoan, Marcus Marcelo, Professor Junior Geo, Claudia Lelis, Moisemar Marinho, Wiston Gomes, Gutierres Torquato e Gipão.

Perfil do governador e vice

A chapa de Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira foi eleita em primeiro turno, com 58,14% dos votos válidos, o que representa um total de 481 mil eleitores. De família política, Wanderlei Barbosa Castro é filho de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, e pai de Léo Barbosa, reeleito como deputado estadual.

Atualmente filiado ao Republicanos, Wanderlei Barbosa é natural de Porto Nacional, onde começou a carreira política em 1989, quando foi eleito vereador pelo município. Em 1996, tornou-se vereador por Palmas, cargo que ocupou até 2010. Neste mesmo ano, elegeu-se para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Em 2018, foi eleito vice-governador do Tocantins na chapa com o então governador reeleito Mauro Carlesse. Assumiu o Executivo como governador em outubro de 2021, depois da renúncia de Mauro Carlesse que enfrentava um processo de impeachment na Assembleia Legislativa.

Já Laurez da Rocha Moreira é advogado e político, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi prefeito do município de Gurupi por dois mandatos, ficando à frente do município de 2013 a 2020. Antes de assumir o Executivo em Gurupi, já tinha sido deputado estadual e federal pelo Tocantins por vários mandatos. (Com informações TRE e Secom/TO)