Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), nesta sexta-feira, 10, apontam que o Tocantins alcançou cobertura de 83,36% de acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família (Auxílio Brasil - PAB). A marca tocantinense fica atrás somente dos Estados do Ceará, (87,61%), Minas Gerais (85,75%) e Piauí (83,40%).
O Tocantins tem 293.951 beneficiários a serem acompanhados e atingiu um total de 245.036. No setor saúde, são observadas condicionalidades como: acompanhamento da imunização; do crescimento (peso, altura) e desenvolvimento de crianças; e da assistência ao pré-natal de gestantes. “o acompanhamento das condicionalidades de saúde é obrigatório para as crianças menores de sete anos e às mulheres de 14 a 44 anos, e não é obrigatório para as mulheres de 7 a 13 anos e acima de 44 anos, conforme o Guia para acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família do Ministério da Cidadania, publicado em 2020”, explicou a gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da Diretoria de Apoio Primário, Thaís Sales.
Para o alcance do resultado positivo, a SES-TO utiliza de estratégias como reuniões regulares da Comissão Intersetorial Estadual, que debatem entre os setores de Saúde, Educação e Assistência Social, os dados de acompanhamento, com o intuito de elaborar propostas de intervenção para que os municípios consigam realizar o acompanhamento na Atenção Primária à Saúde.
A SES-TO presta apoio aos municípios no monitoramento mensal dos dados; informes mensais sobre a cobertura de acompanhamento municipal; assessoria presencial ou à distância para qualificar os profissionais dos municípios; realização de Seminário intersetorial, on-line, sobre o PAB e sua operacionalização.
A gerente acrescentou que “gostaríamos de parabenizar todos os gestores, coordenadores e técnicos dos municípios do Tocantins, responsáveis pelo excelente trabalho no acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família”, disse a gerente.