Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está em finalização de contratação de clínica especializada para tratamento de pacientes com transtornos mentais. Nesta quinta-feira, 2, o titular da Pasta, Afonso Piva de Santana, esteve com sua equipe técnica e representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE-TO) e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em uma visita técnica à Clínica de Reabilitação Luz LTDA, empresa que responderá pelo atendimento do referido público.

Segundo o gestor da SES-TO, “o governador Wanderlei Barbosa tem determinado a promoção de uma saúde pública digna para a população e estamos trabalhando para isso, com processos e contratos que atendam as demandas da população, naquilo que nossas estruturas públicas não podem oferecer. Desde 2015 o Estado não tinha contrato para este tipo de serviço e agora atenderemos toda a população que precisar”, afirmou Afonso Piva.

Para a procuradora do Estado, Priscila Barros, “esta visita foi muito importante porque em todos os casos que havia necessidade deste tratamento o Estado tinha o déficit e conhecer o estabelecimento e os profissionais, onde vai ocorrer o acolhimento dos pacientes nos dá segurança para todas as partes envolvidas, seja Estado, Defensoria, Ministério Público e a própria magistratura”.

A representante da DPE-TO, assessora técnica Ginanna Alvarenga afirmou que “já acompanhamos pacientes de demandas judiciais que estão internados aqui e sabemos que a clínica atende as especificidades necessárias para o público. Viemos na visita, para nos certificarmos de que a população será bem atendida”.

O diretor geral da clínica, José Américo Júnior informou que “a clínica possui 88 leitos, enfermarias, consultórios, 25 colaboradores, são médicos, enfermagem 24h, psicólogos, serviço social, educador físico e várias outras especialidades. Oferecemos uma série de atividades que preenchem o tratamento conforme é preconizado”, afirmou, acrescentando que “o espaço passará por ampliação para atendimento do público feminino, que atualmente encaminhamos para Catalão (GO)”.

Licitação

O processo licitatório para a contratação da Clínica de Reabilitação Luz LTDA, foi adjudicado e está em fase final prevê a disponibilização inicial de 60 leitos de tratamento para pacientes com transtornos mentais e atualmente o Estado tem uma demanda de 40 pacientes, conforme dados da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO.