Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil do Tocantins tem intensificado as ações de combate à criminalidade em todos os municípios do Estado e os reflexos positivos já podem ser comprovados em números. Os casos de furto, por exemplo, estão entre os crimes que tiveram redução. 
Nos últimos seis meses (de setembro de 2022 a fevereiro de 2023) foram registrados 6.349 casos de furtos em todo o Tocantins. Já entre 1º de março a 30 de agosto de 2022 foram registrados 7.440 casos, o que representa uma redução de 14,7% no índice.

Na capital Palmas a redução foi de aproximadamente 25%. Entre os meses de setembro de 2022 a fevereiro de 2023 foram registrados 1.819 casos de furto. Já entre 1º de março e 30 de agosto de 2022 foram 2.416 casos de furtos na Capital.

A redução não foi identificada apenas nos municípios mais populosos. O distrito de Luzimangues, por exemplo, vinha registrando recorrentes casos de furtos, principalmente em residências, mas há pelo menos seis meses essa realidade tem mudado.  No local, houve uma redução de aproximadamente 40% nos índices.

No período de 1ª de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 foram registrados 73 furtos, entre simples e qualificados. Já entre 1ª de março a 31 de agosto de 2022, haviam sido registradas 121 ocorrências no distrito.

Para o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, os números positivos são fruto do trabalho de integração entre as forças de segurança que não tem medido esforços para reprimir as ações criminosas no Tocantins. “Como bem nos orientou o governador Wanderlei Barbosa estamos atuando em conjunto e tendo esse trabalho reforçado, agora, pela Operação Tolerância Zero.  Temos trabalhado muito, de modo que todos os delitos possam ser investigados e levados à Justiça e para que as estatísticas continuem a nos apontar mais reduções”, disse o secretário.  

O delegado de Polícia, Diogo Fonseca, titular da 72ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional explicou que o empenho e celeridade na conclusão dos inquéritos também tem grande importância para a redução das ocorrências de furto no distrito de Luzimangues. “Nos últimos meses nós intensificamos as investigações relativas a crimes patrimoniais, bem como a conclusão destes inquéritos, com a devida  atribuição das autorias. Os resultados destes trabalhos no distrito de Luzimangues foram cinco prisões em flagrante, além do cumprimento de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão”, informou.