Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Deputados estaduais que participaram da 3ª Consulta Pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), na sexta-feira, 2, em Colinas do Tocantins, defenderam a estadualização do Hospital Municipal da cidade.

Participaram da solenidade os parlamentares Vanda Monteiro (UB), Eduardo do Dertins (Cidadania), Eduardo Mantoan (PSDB) e Gutierres Torquato (PDT).

Segundo os deputados presentes, o Hospital Municipal de Colinas tem perfil de Hospital Regional e Maternidade, atendendo onze municípios da região, mas nunca foi assumido pela administração estadual. “Eu quero pedir ao senhor, governador Laurez Moreira, que olhe com carinho pela estadualização do [Hospital] Municipal de Colinas, que é um clamor do povo de Colinas e da região”, disse.

O vice-governador Laurez Moreira (PDT), interinamente no cargo de governador, representou o governador Wandelei Barbosa (Republicanos), que está em viagem oficial à Europa.

Todos os parlamentares se colocaram à disposição do Governo do Estado e do prefeito municipal, Josemar Casarin, para contribuir com o processo de estadualização da unidade hospital de Colinas.

Anel viário

Outra prioridade apontada pelos deputados é a construção de um anel viário na cidade. De acordo com Eduardo do Dertins, a obra vai favorecer o potencial econômico do município para exportações, além também atender a um anseio antigo dos colinenses que, segundo ele, enfrentam inúmeros transtornos com a intensa movimentação de caminhões no perímetro urbano do município.

“Uma das grandes vertentes do desenvolvimento, em todo o mundo, é a logística, a exemplo do Panamá, com seu famoso canal, que tem um crescimento econômico excepcional. Aqui [em Colinas] nós temos algo parecido: nosso canal é a Transcolinas, por onde passa a riqueza do nosso Estado, para o porto [da Ferrovia Norte-Sul] de Palmeirante”, destacou.

Participação popular

Em seu discurso, o governador destacou a importância da participação popular para a elaboração do PPA, que vai nortear a gestão pública estadual pelos próximos quatro anos, e que as audiências são instrumentos para captar as demandas dos cidadãos de todas as regiões do Estado.

“O Governo do Tocantins tem em mente vários projetos para realizar, mas é muito importante ouvir a população, porque o cidadão de cada município é quem conhece qual é a prioridade em todos os setores públicos para a sua região. Eu acredito que, para se governar bem, tem que ouvir a população. É isso o que nós queremos, construir um planejamento de governo com a participação popular”.

Participantes

Também participaram do evento os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos), Lázaro Botelho (PP) e Alexandre Guimarães (Republicanos); secretários de Estado, prefeitos, vereadores e lideranças políticas locais e regionais.