Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe do IFTO/Palmas, formada pelos estudantes Jacylléa Oliveira (Engenharia Elétrica), Walter Santana e Luís Henrique Sales (FIC em Operador de Infraestrutura de Provedor de Internet) e pelo professor Cláudio Monteiro, conquistou a medalha de prata na Final Global da Huawei ICT Competition 2022–2023. A competição de tecnologia foi realizada na cidade de Shenzhen, na China, entre os dias 24 a 27 de maio, e incluiu disputas de Prática, Inovação e Indústria voltadas à Tecnologia da Informação e Comunicação.

A equipe do IFTO/Palmas, que na seletiva nacional ficou em 1º lugar e em segundo na etapa latino-americana, alcançou a prata na Final Global na trilha Networking, ocupando assim o lugar de segunda melhor equipe do mundo em redes de internet. Importante destacar que, neste segmento da competição o Brasil perdeu apenas para a China, sendo que haviam 19 equipes do país chinês na disputa e apenas três equipes brasileiras.

Para o professor Claudio Monteiro, orientador e treinador da equipe, a conquista traduz o comprometimento e dedicação dos estudantes. “Essa equipe mostrou muita sinergia e muita dedicação. Esses estudantes fizeram uma preparação remota, cada um de onde mora, e mostraram que mesmo assim é possível ter um resultado incrível como este”, enfatiza o professor.

Segundo o professor, o resultado também abre portas para o mundo do trabalho da tecnologia. “Além de ser um resultado físico, essa experiência promove a estes estudantes a oportunidade de estar diretamente no mercado de trabalho e numa empresa que trabalha em todas as áreas da tecnologia, uma líder de mercado. Essa é a missão dos Institutos Federais, está no nosso DNA, levar esses estudantes com a melhor qualificação possível ao mercado de trabalho. Para mim, como professor, ver esses estudantes tendo essa experiência de manipular tecnologias de ponta e mostrar que são capazes de manipular essas tecnologias competindo com os melhores do mundo é fantástico. É indescritível!”.

Experiência incrível

A prova final da competição teve duração de oito horas e para a estudante Jacylléa Oliveira a vitória foi muito emocionante. “Foi incrível. Meu coração acelerou e na hora nem acreditamos. Quando recebemos a medalha vimos que todo nosso esforço valeu a pena”, conta a estudante que também ressalta a oportunidade de viajar pela primeira vez para o exterior. “Essa competição nos permitiu conhecer a China e a Etiópia. Foi a primeira vez que viajei para o exterior, então foi incrível. Alé disso, nos permitiu ter novos contatos e conhecer novas pessoas, fazer network e também receber propostas de emprego”, conta Jacylléa que, mesmo antes de se formar, já foi convidada pela Huawei para trabalhar para a empresa aqui no Brasil.

Quem também achou a experiência incrível foi o estudante Walter Santana. “Essa competição é muito importante para nossa vida profissional e também como experiência de vida. Foi uma experiência incrível, que eu jamais vou esquecer”, conta ele, que lembra da alegria de ter conquistado a medalha de prata. “Ficamos muito felizes. A gente viu que todo o esforço e dedicação, as horas e horas de estudo e a ajuda que o professor Claudio nos deu valeram a pena”.

O estudante Luís Henrique Sales enfatiza a visibilidade que a participação na competição dá aos estudantes. “Participando dessa competição global pude ter uma experiência única e ter obtido o segundo lugar foi uma grande conquista, pois essa competição dá visibilidade a estudantes de diversas partes do mundo. Agrega-se às nossas carreiras e portfólios e espero que cada vez mais estudantes se interessem pela competição e cada vez mais possamos alcançar melhores metas e resultados”, frisa Luís Henrique.

Huawei ICT Competition

A Huawei ICT Competition visa fomentar o ensino e a prática da tecnologia entre as 260 instituições brasileiras de ensino superior que integram o projeto Academia Huawei. Criada em 2015, a competição é voltada para estudantes e busca estimular e impulsionar carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A edição 2022-2023 da competição reuniu mais de 400 concorrentes na final. No total, mais de 120.000 alunos, de mais de 2.000 faculdades e universidades em 74 países e regiões em todo o mundo participaram da competição.