Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está com inscrições abertas para o edital de transferência externa com 201 vagas remanescentes dos cursos de graduação presencial nos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. A seleção será válida para o semestre letivo 2023/2.

A oferta abrange quase todos os cursos, com vagas a partir do 2º até o 4º período. Para concorrer, o candidato deve fazer a inscrição via internet, exclusivamente, no endereço eletrônico: , até o dia 17 de julho de 2023. A seleção se dará por meio de análise documental.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00. O candidato poderá pleitear isenção da taxa de inscrição, por meio de preenchimento de campo específico, com apresentação das informações solicitadas no formulário, até o dia 3 de julho de 2023. Os requisitos exigidos para solicitar a isenção estão contidos no edital.

Pode participar da seleção o candidato que esteja vinculado ao semestre letivo 2023/1 no mesmo curso para o qual pleiteia a vaga ofertada; esteja regularmente vinculado em Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada e em curso autorizado e reconhecido pelo órgão competente; possua no mínimo 70% de equivalência entre as disciplinas do curso da IES de origem e as disciplinas do curso da Unitins em que está concorrendo à vaga; esteja cursando, no mínimo, o período imediatamente anterior ao período que estiver concorrendo à vaga; tenha cursado pelo menos um período na IES de origem e não esteja há mais de quatro períodos letivos em situação de trancamento total de matrícula.

Conforme o edital, o resultado final da seleção será divulgado no dia 11 de agosto, enquanto o período de matrícula será de 14 a 17 de agosto de 2023.

“O edital de transferência externa tem uma importância grande porque pegamos as vagas remanescentes dos alunos desistentes e ofertamos para a comunidade em geral, e isso oportuniza que essas pessoas que estejam pleiteando a entrada possam vir a ingressar nos cursos da Unitins”, explica a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, orientando os candidatos a lerem atentamente o edital e o cronograma disponibilizado.