Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Reprodução You Tube

Foto: Reprodução You Tube

O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, 94 anos de idade, apresenta quadro delicado de saúde. De acordo com informações da família, por conta de uma crise renal aguda na madrugada desta terça-feira, 4, precisou ser submetido à hemodiálise. Internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital particular de Palmas, o ex-governador também apresenta quadro infeccioso de septicemia (sepse). 

A septicemia é uma infecção generalizada no organismo causada por bactéria, ou fungo. Por conta do quadro infeccioso, os médicos de Siqueira trocaram os antibióticos que estavam sendo ministrados. 

Siqueira foi internado em 29 de junho, com dor no peito. Dia 1° de julho apresentou piora em sua saúde, em decorrência de uma infecção pulmonar. Na noite de domingo, 2, o Boletim Médico informou melhora significativa após ser medicado com antibióticos. 

Tratamento

Siqueira Campos realiza tratamento para câncer desde 2002. Em 2014 realizou cirurgia para retirada da próstata e em setembro de 2018 realizou uma cirurgia que durou 5 horas, quando os médicos retiraram todo seu intestino grosso (cólon) que estava com vários pontos de sangramentos em divertículos.

Já em outubro de 2022, o ex-governador novamente passou por uma cirurgia. Naquela feita realizou cirurgia abdominal videolaparoscópica de urgência para a retirada da vesícula biliar, que se apresentou severamente infectada devido à presença de um cálculo impactado. Naquela oportunidade uma equipe multidisciplinar dirigida pelo médico cirurgião Pedro Cuellar esteve à frente do procedimento que durou três horas.

O ex-governador completa 95 anos no próximo mês, no dia 1º de agosto. 

Nota da Família

Atualização sobre estado de saúde de Siqueira Campos

Por volta das 2h30 da manhã desta terça-feira, 4, o ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, teve uma crise renal aguda e foi necessário iniciar uma hemodiálise. Há um quadro infeccioso por septicemia, o que obrigou os médicos a trocarem os antibióticos que estavam sendo ministrados.

O estado de saúde de Siqueira Campos é considerado grave e a família continua primando pela transparência e verdade dos fatos para que não haja propagação de notícias falsas, principalmente pelo fato de que a história de Siqueira Campos se confunde com a própria história do Tocantins.

Família Siqueira Campos

Palmas – Tocantins, 4 de julho de 2023.