Neste primeiro final de semana do projeto Praia Consciente em campo, dias 15 e 16 de julho, as equipes estiveram nas praias do Prata, Pedro Afonso, Rio Sono, Luzimangues, Segredo, Funil, Caju, Paredão, Funilzinho e Miracema levando orientações sobre a destinação adequada dos resíduos produzidos para preservação e limpeza da água, da faixa de areia e da natureza ao longo do trecho de acesso dessas belezas naturais locais.
Realizado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o projeto de educação ambiental tem como público-alvo a comunidade local e os usuários da praia (comerciantes, barqueiros e turistas), buscando o engajamento de todos na preservação do meio ambiente.
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliete Gadotti, destacou que a recepção por onde as equipes passa tem sido positiva. “Os turistas, a população, todos que estão ali aproveitando nos recebem muito bem e demonstram interesse em prestar essa ação de respeito com o meio ambiente”, disse.
Uma das praias visitadas foi a do município de Rio Sono, região bastante visitada, principalmente na temporada de férias. A secretária do Meio Ambiente do município, Nilza Lino, ressaltou a importância de estarem sendo realizadas ações na temporada. “É sempre importante estarmos atentos e lembrando os turistas sobre a destinação correta dos resíduos. Isso nos ajuda a preservar e contribui para que todos os anos as praias sejam bem aproveitadas”, destacou.
As ações devem se estender até meados de agosto, superando a quantidade de praias visitadas com o projeto em 2022.