Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

30.40 Mbps é a velocidade média de internet móvel no Brasil após um ano da implementação do 5G no País. Os dados são do medidor de velocidade Minha Conexão, que analisou a performance de redes móveis nacionais de acordo com os testes de velocidade realizados na plataforma ao longo do primeiro semestre de 2023.

Em junho deste ano, a velocidade média nacional foi de 29.56 Mbps. A conexão é considerada boa para navegar em redes sociais e assistir vídeos em alta resolução. No entanto, é quase a mesma velocidade registrada antes da implementação da tecnologia de quinta geração: 29.65 Mbps foi a média de conexão móvel no Brasil em abril de 2022.

Já em setembro do ano passado, três meses após a liberação do 5G nas primeiras capitais brasileiras, o país registrava velocidade média mensal de 58.39 Mbps, praticamente o dobro da média atual. A título de comparação, a média dos seis meses de abril a setembro de 2022 foi de 41.49 Mbps, conforme levantado pelo Minha Conexão no período.

A Anatel afirmou que o processo de implantação do 5G no Brasil foi bem-sucedido e mais de 10 milhões de brasileiros já estão usando a tecnologia. Ainda assim, há quem não consiga acessar a rede por não possuir aparelho ou chip compatíveis, além de ser necessário estar próximo a uma antena 5G para ter melhor conexão.

Velocidade móvel por região do Brasil

O Nordeste registrou velocidade média de 33.45 Mbps e foi a região com melhor performance de download em rede móvel do último semestre, seguido da região Sul, que teve conexão de 33.10 Mbps. O Norte teve o pior resultado do estudo com 26.30 Mbps.

Médias de velocidade de upload e latência

Apesar da boa performance de download no Brasil, as médias de velocidades de upload e latência não foram tão satisfatórias, em especial para quem gosta de jogar partidas online pelo celular. Segundo o Minha Conexão, a velocidade média de upload no Brasil foi de 16.16 Mbps nos últimos seis meses, e a latência ficou em torno de 43 milisegundos (ms).

Confira na tabela abaixo os índices de upload e latência de cada região do País:

Foram analisados para esse levantamento um total de 167 mil testes de velocidade de internet móvel entre os meses de janeiro a junho de 2023, dos quais foram removidos testes destoantes que poderiam influenciar as informações do estudo.

É hora de falar do 6G?

Representante do Minha Conexão, Alexandre Martins acredita que o 6G vai ser um divisor de águas no uso de conexões móveis no mundo corporativo, mas que deve demorar até que a rede seja completamente explorada no Brasil. “Acho que como é um salto maior, o tempo de adaptação vai ser proporcional, até termos todos os programas para aproveitar toda a extensão do que a nova tecnologia vai permitir”, diz o especialista.

“Pensando numa janela de adoção que começa em 2030, deve demorar um bom tempo, talvez até uma década, para que as aplicações explorem completamente o potencial do 6G. É parecido com o que temos hoje com o 5G. A gente tem a velocidade, mas somente agora as aplicações móveis estão começando a considerar a velocidade de 5G para ter alguns recursos a mais que não eram possíveis antes”, explica Alexandre.

Apesar de não haver nada concreto para a tecnologia móvel de última geração, é esperado que o 6G atinja velocidade de até 1 Tbps, capaz de promover conexões estáveis para suportar experiências imersivas, cidades inteligentes e construir a “internet do futuro”. (AI/Melhor Plano)