Os professores da rede pública de ensino do Tocantins poderão ser beneficiados com o Programa Habitacional Casa do Professor. A solicitação do programa é o teor de um dos 46 requerimentos de autoria da deputada Janad Valcari (PL) aprovados na sessão vespertina dessa quarta-feira, 9; a maioria das solicitações são para a área da Educação. Os deputados Olyntho Neto (Republicanos), Marcus Marcelo (PL) e Eduardo Fortes (PSD) também tiveram requerimentos aprovados nessa área.
A solicitação do programa Casa do Professor, da deputada Janad, visa a facilitar a aquisição de moradias para os profissionais da Educação da rede pública do Estado, por meio de programa habitacional. A compra de notebooks, tabletes, livros e projetores para serem destinados a professores do Estado também foi solicitada pela parlamentar.
O programa Merenda nas Férias, nas unidades escolares do Tocantins a fim de atender alunos em situação de vulnerabilidade é outra solicitação de Valcari. E também a realização de treinamento e capacitação para professores de alunos com deficiência.
A inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular da rede de ensino estadual é outra sugestão de Valcari. Assim como a capacitação de alfabetizadores regentes em funções de coordenadores pedagógicos. Outros requerimentos tratam da implementação de programa para promoção da saúde dos profissionais da Educação, a ampliação do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às drogas) em todas as escolas do Tocantins.
Ainda integra as solicitações um estudo de viabilização técnica para a construção de Colégio Agrícola em Palmas, a implantação do curso de gastronomia na Unitins e a concessão de bolsa de estudos, de pesquisa e de trabalho para autores compositores, artistas e técnicos culturais que residem no Tocantins.
A reforma de quadras poliesportivas de escolas estaduais, no munícipio de Pedro Afonso e Talismã, foram solicitados pelos deputados Olyntho Neto e Eduardo Fortes, respectivamente. Já a reforma de um ginásio de esportes no munícipio de Nova Olinda foi sugerida pelo deputado Marcus Marcelo, que também solicita a implantação de uma Unidade Educacional Tecnológica, em Araguaína.