Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Tocantins pelos 50 anos de existência da instituição no Brasil e pelos 14 anos da unidade Pesca e Aquicultura no Estado. A sessão solene ocorrida nesta quinta-feira, 10, foi uma iniciativa do deputado estadual Gutierres Torquato. Na ocasião, a secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, representou o governador Wanderlei Barbosa.

Por suas trajetórias na produção científica e pela dedicação ao longo dos anos, cinco pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura receberam menções honrosas durante a cerimônia. Estiveram presentes na sessão servidores da Embrapa e seus familiares, integrantes de prefeituras municipais do Tocantins e do Governo do Estado.

No mês de abril deste ano, a instituição homenageada completou 50 anos de sua criação, cujo objetivo principal é desenvolver conhecimento e tecnologias aplicáveis ao modelo genuinamente tropical de agricultura e pecuária. No Estado do Tocantins, a Embrapa iniciou suas atividades em agosto de 2009, tendo como parte de sua missão gerar e aplicar a produção científica ao setor da pesca e aquicultura em todo do território nacional.

Gustavo Azevedo Campos foi um dos pesquisadores a receber menção honrosa. Ele disse que pôde contribuir com o Tocantins, sua terra natal, por meio da pesquisa e da transferência de tecnologias para o mundo rural. O servidor avaliou que “teremos um futuro de fortalezas se mantivermos a visão estratégica de autonomia na produção de alimentos, o que é possível se existirem tecnologias apropriadas para nossa região”.

A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, afirmou que se sente honrada pela homenagem e reconhecimento ao trabalho da instituição, que tanto fez pelo agronegócio no Brasil, o transformando da condição importador para um país exportador de alimentos.  

A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, lembrou sua participação em muitos momentos da Embrapa no Tocantins, desde os primeiros programas de integração. “Hoje, eu vejo uma mudança grandiosa no meio agropecuário e sou testemunha da revolução que a Embrapa ajudou a realizar no Tocantins e no Brasil”, disse a gestora.