Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação PABJ

Foto: Divulgação PABJ

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Bom Jesus (PABJ), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou nessa sexta-feira, 22, um encontro dedicado à Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. 

O encontro aconteceu com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com grupos de crianças, adolescentes e de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

Na oportunidade, os presentes participaram de atividades, peça teatral, puderam refletir sobre seus medos e maneiras de enfrentá-los, dentre outros. A dinâmica adotada, de acordo com a equipe do CRAS, foi a de labirinto motivacional, buscando conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O lema da campanha em 2023 é "Se Precisar, Peça Ajuda!". 

(Foto: Divulgação PABJ)

 (Foto: Divulgação PABJ)

Dados

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. 

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Segundo dados da OMS, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Tratase de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. (Com informações complementares de https://www.setembroamarelo.com/) 

Confira o vídeo do encontro: