A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) posicionou-se na manhã desta terça-feira, 14, em relação ao Ranking Universitário Folha (RUF) que coloca a instituição na posição 198 em desempenho - dentre as 203 universidades públicas e privadas do País.
De acordo com a Unitins, o levantamento não reflete a realidade vivida pela instituição e os recentes dados mostram que a universidade apresenta avanços, a exemplo da nota atribuída ao curso de Direito da Unitins – atualmente, o melhor do Tocantins.
A Universidade de Gurupi (Unirg) foi a que apresentou pior resultado, estando na última posição do ranking (203).
Universidade do Tocantins tem pior desempenho em ranking nacional
Melhor curso de Direito do Tocantins é da Unitins, confirma Enade
Confira a nota da Unitins na íntegra
Nota - Ranking Universitário Folha
A respeito do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) respeita os dados divulgados, porém esclarece que os mesmos não refletem a realidade vivida pela Instituição.
A exemplo da nota atribuída ao curso de Direito da Unitins – atualmente, o melhor do Tocantins. O RUF toma como base o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2018. No entanto, o Enade 2022 elevou os conceitos de todos os cursos de Direito da Unitins, como do Câmpus Dianópolis, que saltou de 1 para 4 (conceitos vão de 1 a 5). O excelente desempenho na área jurídica consolidou a Unitins como a melhor universidade estadual da região Norte do País nessa área, de acordo com o ranking do Enade.
O mesmo se repete com relação ao curso de Ciências Contábeis, que recebeu conceito maior na última avaliação realizada pelo Enade, exame do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação.
A Unitins considera que alguns dos indicadores usados pelo RUF para obtenção da nota e consequente classificação no ranking estão desatualizados - dados de 2018 a 2021. Todo o corpo de servidores e discentes se empenha continuamente para melhoria na qualidade do ensino, pesquisa, extensão, inovação e do desenvolvimento de pessoas e das regiões em que se faz presente e a Universidade tem alcançado indicadores qualitativos cada vez melhores e, portanto reforçamos: os dados do RUF não refletem a Unitins de novembro de 2023.