Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Crea/TO

Foto: Divulgação Crea/TO

Após fiscalização realizada na represa Lago Norte, em Palmas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) solicitou via oficio enviado à Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) esclarecimentos e documentação referente à situação da barragem.

O Conselho recebeu denúncias da comunidade local que está preocupada com a atual situação e tem dúvidas sobre como o problema está sendo acompanhado. Uma equipe de servidores do Conselho esteve no local e confirmou a situação atual relatada em denúncia, destacando a condição preocupante da estrutura da represa do Lago Norte, que apresenta sinais de possível colapso.

Após verificação, o Crea-TO solicitou informações sobre os responsáveis técnicos pela operação e monitoramento de segurança do barramento e dos sistemas de drenagem de água pluviais. "A elaboração dos laudos e estudos para emissão do licenciamento ambiental, entre outros serviços executados, incluindo as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) correspondentes também estão entre os documentos solicitados”, explica a gerente de fiscalização do Crea Tocantins,  engenheira civil Viviane Riveros.

“O nosso objetivo enquanto Conselho, além de fiscalizar se as empresas e instituições estão tomando todas as medidas necessárias para solucionar a situação com a orientação de profissionais habilitados, é proteger a sociedade e garantir a segurança da população local”, reforçou o presidente do Crea-TO, engenheiro civil Daniel Iglesias.