Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação DPE/TO

Foto: Divulgação DPE/TO

Com o objetivo de potencializar o planejamento das ações defensoriais para o ano de 2024, o Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPAgra) da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) promove na próxima quinta-feira, 25, a partir das 8h30 uma reunião ampliada com representantes de diversos movimentos sociais do campo tocantinenses.

Segundo a coordenadora do DPagra, defensora pública Kenia Martins Pimenta Fernandes, o objetivo da atividade, a ser realizada no Auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, na sede da Instituição em Palmas, é detectar a partir de uma escuta ativa as mais urgentes demandas das comunidades quilombolas, de trabalhadores rurais e de atingidos por barragens.

No encontro, estão previstas a presença de representantes da Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO); da Comissão Pastoral da Terra (CPT); da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto); da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet); do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Programação

Dividida em dois turnos, a reunião ampliada contará com painel expositivo; espaço de fala ativa dos representantes dos movimentos sociais do campo; exposição de metodologia da coleta das demandas; diagnóstico das demandas; formação de grupos de trabalho; e, por fim, com a apresentação do documento final apontando as prioridades elencadas a serem consideradas para o planejamento das ações do DPAgra 2024. (DPE/TO)