A palestra “Direitos Humanos, Meio Ambiente e Povos Indígenas”, que contará com a presença do renomado líder indígena cacique Raoni, teve seu local de realização alterado. O evento, que estava previsto para acontecer na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), agora será realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A mudança foi realizada para acomodar melhor o público e garantir a segurança de todos os participantes, considerando o número de inscritos e a presença confirmada de representantes indígenas de todo o Brasil.
A palestra, que faz parte do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, aprovado pelas Nações Unidas, será realizada no dia 21 de maio, a partir das 14h. O evento também será transmitido ao vivo pela página da Esmat no YouTube.
Com 380 vagas disponíveis, a palestra é aberta ao público em geral e promete ser uma oportunidade única de aprender com a experiência e sabedoria de Cacique Raoni, que é reconhecido internacionalmente por sua luta em defesa dos direitos indígenas e pela preservação do meio ambiente.
Sobre o palestrante
O grande líder conhecido como Cacique Raoni, nasceu provavelmente no início da década de 1930, em uma antiga aldeia Mebêngôkre (Kayapó) denominada Kraimopry-yaka, no nordeste do Estado de Mato Grosso. Em 1954, quando o povo Mẽbêngôkre estabeleceu contato definitivo com os brancos, Cacique Raoni tinha aproximadamente 24 anos e teve um papel fundamental no processo de pacificação de diversas aldeias. Nessa época, conheceu os irmãos Villas Boas, com quem aprendeu a falar a língua portuguesa e a tomar consciência do mundo não-indígena. Ao longo de sua trajetória, Cacique Raoni foi protagonista em diversas lutas em favor dos povos indígenas e da Amazônia, passando a ser reconhecido internacionalmente como liderança legítima e porta-voz da preservação do meio ambiente.