Economia

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), começou na segunda-feira, 1º de julho, a Operação Especial Féria Seguras, com a fiscalização de produtos certificados: capacetes, pneus para motocicletas, dispositivo de retenção para crianças, colchonetes de espuma, grill, grelha e churrasqueira elétrica. 

A operação é nacional, coordenada pelo Inmetro e segue até o próximo dia 5. No Tocantins, a ação acontece na região central do Estado e visa atestar que a mercadoria foi fabricada de forma a atender aos requisitos de uma Norma ou de um Regulamento Técnico, bem como reduzir a ocorrência de acidentes.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, a operação especial é de extrema importância pois “representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor evitando a ocorrência de possíveis acidentes de consumo desnecessários”, destaca o gestor da AEM.

Sobre as Operações Especiais de Fiscalização

As Operações Especiais de Fiscalização visam retirar do mercado produtos que apresentem indícios ou problemas identificados por meio das ações de monitoramento do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), tais como recalls, reclamações, denúncias fundamentadas e relatos de acidentes de consumo.

Os produtos com foco na operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no mercado brasileiro, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.