A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), recomendou à Secretaria de Estado da Saúde a ampliação da oferta de consultas pré-operatórias e cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia.
Segundo o Núcleo, o objetivo é reduzir as filas de espera de pacientes e atender à crescente demanda por esses serviços, além de uma melhoria contínua em sua execução.
Entre as recomendações feitas ao Estado, destacam-se a realização de mutirões de cirurgias a fim de garantir celeridade no atendimento e assegurar que os pacientes tenham acesso ao tratamento necessário e a elaboração de um plano de ação para aumentar o número de vagas para consultas pré-operatórias em otorrinolaringologia.
No expediente, a Defensoria Pública também solicitou informações detalhadas sobre os estabelecimentos de saúde habilitados à atenção especializada para pessoas com deficiência auditiva, incluindo informações de valores de recursos financeiros recebidos; a quantidade de profissionais lotados na área; se há falta de materiais e equipamentos necessários para os procedimentos cirúrgicos; além do envio da demanda reprimida de pacientes aguardando por avaliação pré-cirúrgica, especificando a demanda por sub especialidades. (DPE/TO)