Com objetivo de conhecer o espaço e entender de forma ativa sobre o funcionamento da instituição, os calouros do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) visitaram na tarde do dia 8/8 a sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Os alunos conheceram o Salão da Autonomia, Tribunal do Pleno, auditório, câmaras e galerias de fotos do Palácio Rio Tocantins.
Ao visitar as instalações do TJTO, os discentes têm a oportunidade de aprender mais sobre a história do Tribunal, o funcionamento do Sistema de Justiça e os profissionais que atuam no dia a dia do Poder Judiciário.
A vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito da UFT, Andrya Hellen da Silva, diz que a visita foi uma experiência enriquecedora. “Essa imersão vai muito além de observar a estrutura física; envolve conhecer a história e os valores que moldaram o Tribunal ao longo dos anos. Cada detalhe, desde o funcionamento das varas até os artefatos históricos, carrega consigo uma rica cultura jurídica que só se revela plenamente através da presença física. A oportunidade de nos conectarmos com essa tradição e de nos aproximarmos mais da prática da justiça é excepcional e inspiradora. Essa vivência nos coloca em posição de almejar, um dia, estar em tais ambientes, contribuindo para a efetivação da justiça”, declarou a aluna.
O agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral podem ser feitas pelo e-mail cerimonial@tjto.jus.br – Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins. (TJ/TO)