Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), não compareceu no debate da TV Norte Tocantins/SBT agendado para esta segunda-feira, 2 de setembro. Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (Psol) compareceram e responderam os questionamentos. 

Os candidatos participantes responderam questões relacionadas a políticas para as mulheres, transporte público, propostas para o esporte, saúde, empreendedorismo, dentre outros temas. 

Júnior Geo foi o primeiro a destacar a ausência de Janad no debate, após Lúcia Viana perguntá-lo sobre as propostas dele para as pessoas LGBT. Geo disse ter certeza que Lúcia desejaria fazer a pergunta para Valcari. "Certeza que desejaria fazer a pergunta para a candidata que deveria estar presente nessa cadeira aqui, que é a candidata do preconceito, a candidata que não aceita divergência, que não aceita questionamento, a candidata que censura os meios de comunicação quando divulgam alguma coisa que ela fez", criticou. 

Outro que alfinetou foi Eduardo Siqueira, antes de fazer pergunta a Geo sobre o transporte público da capital. "Vou também lamentar não podermos estar fazendo essa pergunta (para Janad), porque pessoas que fazem as coisas às escondidas, que processam milhares de pessoas, na hora de vir a público discutir, não fazem", disse. 

Geo complementou a crítica de Eduardo à candidata do PL. "De fato, concordo com o senhor. É uma pena que nem todos os candidatos estejam aqui para apresentar as suas propostas, talvez porque não tenham propostas e estão aí com drones apenas para fazer crítica. De crítica ninguém sobrevive. A sociedade palmense quer propostas e soluções", afirmou. 

"Quem não vem para sentar na cadeira do debate, não merece sentar na cadeira de prefeito. Dinheiro não compra eleição em Palmas", disparou Geo. 

Dinheiro derramado 

No retorno a mais um bloco do debate, Eduardo aproveitou para lançar mais uma crítica à Janad. "Quero mais uma vez dizer que é muito lamentável que uma pessoa se esquive de vir aqui, deixando uma cadeira vazia, mas eu não vou fazer as melhores perguntas e não vou fazer as melhores afirmações do que a gente sabe que está acontecendo: o dinheiro está sendo derramado nas ruas. Vou dizer apenas um caso: eu perdi um filiado ao Podemos que, curiosamente, mudou de ideia e a esposa dele foi parar no gabinete da deputada, sem contar pix, que andou por conta. Mas disso a Polícia Federal tratará", chegou a dizer. 

"Acha que já ganhou a eleição"

Lúcia Viana também lamentou a ausência de Janad no debate. "Quero também lamentar a ausência da candidata porque talvez ela acha que já ganhou a eleição e talvez ela pense que não é o eleitor que decide e que precisa pedir voto", criticou. 

Foto no Instagram

Eduardo Siqueira chegou a publicar a seguinte imagem na sua página do Instagram, acompanhada de questionamento: "Lastimável. A candidata faltou ao debate novamente. Por que?", escreveu. 

O Conexão Tocantins deixa em aberto espaço para posicionamento da candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari.