Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Esta terça-feira (3) será de calor intenso na maior parte do Brasil. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que 17 capitais têm máximas acima de 30º. 

O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso. Cuiabá registra máxima de 42º. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, estão em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).

Alerta Vermelho ao Tocantins 

Nesta terça-feira toda a região centro-oeste, bem como os estados do Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão afetados pela baixa umidade. Todo o Tocantins, por exemplo, está com alerta laranja para baixa umidade (umidade relativa variando de 20% e 12%). A Organização Mundial da Saúde considera ideal para a saúde acima de 60%. 

Um novo alerta, no entanto, chama ainda mais a atenção no Tocantins, devido à gravidade: o vermelho. Divulgado pelo Inmet nesta terça, o primeiro alerta vermelho de baixa umidade direcionado ao Estado avisa para 'grande perigo', com umidade relativa do ar abaixo de 12%. 

Os municípios tocantinenses afetados pelo alerta vermelho hoje são os seguintes: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pium, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira e Talismã. 

A umidade abaixo de 12% traz grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).

Para reduzir os impactos da baixa umidade, é importante que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Confira instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).