Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Ingryd Oliveira/ACG

O Tocantins não frequenta as primeiras divisões do Brasileirão: nenhum clube local foi além da Série C. Mas isso não significa que o Estado não revele jogadores. Iniciativas como a Copa Nilton Santos mantém as categorias de base do estado no mapa do futebol nacional e deixam vivos os sonhos dos jovens atletas.

Na atual temporada do futebol brasileiro, dez jogadores nascidos no Tocantins atuaram por times das Séries A e B do Brasileirão. Um levantamento de ge.com destacou todos eles, divididos por divisão.

Jogadores do Tocantins na Série A

O principal destaque atual do futebol tocantinense é também um dos principais jogadores do seu time na primeira divisão. O atacante Luiz Fernando, do Atlético-GO, é o maior artilheiro da equipe em campeonatos brasileiros. O atleta de 27 surgiu no Tocantinópolis e chegou a atuar por Botafogo e Grêmio antes de retornar à equipe goiana, em 2022.

Também na primeira divisão está o zagueiro Walisson Maia, que defende o Criciúma. O veterano defensor, nascido em Natividade, tem passagens por mais times em sua carreira. Revelado pelo Coritiba, já defendeu clubes como Botafogo-SP, Vila Nova, Vitória e Fortaleza.

O meio-campista Guilherme Castilho completa a lista de jogadores do Tocantins na Série A. Apesar de ter os direitos ligados ao Ceará, que está na segunda divisão, o jogador está emprestado ao Juventude, onde teve excelente passagem em 2021.

Jogadores do Tocantins na Série B

A lista de jogadores do Tocantins é maior na Série B, com sete jogadores em seis times. Isto porque o Grêmio Novorizontino, que faz excelente campanha, conta com dois nomes do estado: o lateral esquerdo Reverson, de 27 anos, e o atacante Léo Barcelar, o popular “Léo Tocantins”, de 25 anos.

Também entre os times de destaque na atual temporada, dois defensores. O zagueiro Éder defende o América-MG desde 2022, após passagens por Bahia, Athletico-PR e Atlético-GO, entre outros. No Vila Nova, é o jovem lateral direito Fábio, natural de Sítio Novo, que chegou ao time após se destacar no Campeonato Goiano com a camisa do Anápolis.

Ainda na defesa, o Ituano conta com o lateral esquerdo Eduardo Diniz, que já defendeu outros times paulistas: Guarani, Mirassol, São Bernardo e Portuguesa estão em seu currículo, assim como o Palmeiras.

Do lado ofensivo, o atacante Jean Dias defende as cores do Paysandu. Com 33 anos, o jogador chegou ao clube vindo do futebol gaúcho: em 2023, jogou no Caxias e no Internacional. No sul do país está também aquele que talvez tenha sido o principal jogador tocantinense na última década. Revelado pelo Vasco, Marlone está atualmente na Chapecoense, depois de ter passado por clubes como Cruzeiro, Corinthians, Atlético-MG e Goiás.

Do Tocantins para o mundo

Titular do Amazonas na campanha do título da Série C, o goleiro Edson Mardden deixou o clube em agosto rumo a um destino incomum: o futebol do Irã. O jogador de 32 anos assinou com o Chadormalu, que atua na primeira divisão do país.

Caminho similar ao de outro jogador tocantinense. O atacante Lucas Cardoso, de passagem pelo futebol goiano, atuou por vários times do leste europeu, com destaque para seu período no Partizani Tirana, da Albânia — país que hoje tem a seleção treinada pelo brasileiro Sylvinho. Atualmente, o jogador de 30 anos retornou ao FK Pelister, da vizinha Macedônia do Norte.

São histórias como essa que mantêm o sonho de muitos jogadores vivos. Em um mercado cada vez mais alimentado pelas casas de apostas bet, desafiar as odds e ser avistado por um olheiro pode levar um jovem do Tocantins para o mundo, em destinos bem improváveis.