Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O custo da alimentação fora de casa em Palmas fechou o terceiro trimestre de 2024 com um aumento de 1,31%, refletindo uma elevação nos preços de refeições, doces, bebidas e outros itens. Esse é o resultado de uma pesquisa exclusiva desenvolvida pelo Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (NAEPE), que, desde o segundo semestre de 2023, monitora os preços de 16 itens em cinco categorias de consumo popular: comida regional, refeições, lanches, bebidas e doces.

De acordo com o diretor-geral do Naepe, o economista Autenir Carvalho, a categoria de bebidas foi a principal responsável pelo impacto, registrando uma inflação de 4,44% no trimestre, o maior aumento em comparação com as demais categorias. “O suco de laranja (300 ml) apresentou um salto notável, com alta de quase 9%. Já na categoria refeições, que inclui pratos como o popular "PF", marmitex e comida “a quilo”, houve estabilidade de preços, exceto a comida a quilo, que subiu 2,5%”, destacou Carvalho.

O economista observou ainda que a análise detalhada também mostra que enquanto itens tradicionais como o Chambari – ícone da comida regional – mantiveram-se estáveis, a categoria de lanches apresentou uma leve deflação, “favorecendo o consumidor em itens como misto simples e pastel”, indicou.

A pesquisa, pioneira em Palmas, oferece um panorama dos preços para quem se alimenta fora de casa, auxiliando consumidores e empresários a compreenderem as oscilações do mercado. Para saber mais sobre os custos de alimentação fora do lar e ter acesso ao levantamento completo, entre em contato com nossa equipe de pesquisa.

Dados da pesquisa sobre alimentação fora de casa (Os demais resultados da pesquisa estão disponíveis no site: naepepesquisas.com)