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Veículos

Foto: Divulgação Volvo

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Na Fenatran 2024, a Volvo destacou seu compromisso com a descarbonização ao apresentar os modelos FM Electric e FH B100 Flex. Essas iniciativas fazem parte da meta da marca de reduzir em 50% as emissões de CO2 de origem fóssil em seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. 

A apresentação dos modelos FM Electric e FH B100 Flex na Fenatran 2024 demonstra o compromisso da Volvo com a inovação e a sustentabilidade no setor de transporte, visando um futuro com emissões reduzidas de CO2. Segundo Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, "queremos entregar soluções de transporte 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO2 de origem fóssil".

Volvo FM Electric

O Volvo FM Electric, que passou por uma série de apresentações a transportadores ao longo de 2023, iniciou operações experimentais no Brasil. Um estudo liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério dos Transportes, autorizou sua operação no país para analisar o impacto de caminhões pesados elétricos sobre o pavimento das estradas. Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo, destacou os benefícios observados nas condições brasileiras.

Foto: Divulgação Volvo

O FM Electric está presente na frota de diversas transportadoras, realizando operações como transporte de cargas industrializadas, alimentos e bobinas de aço. A própria Volvo utiliza o FM Electric na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR), o que resulta em uma redução anual de quase 750 toneladas de emissões de CO2.

Classificados como ZEV (veículos zero emissões), os modelos elétricos da Volvo no Brasil têm potência de 490 kW (660 hp) e opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 50 toneladas. Podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), com autonomia de até 300 km. O tempo de carregamento varia de 1h30 a 8h, dependendo da quantidade de baterias e infraestrutura de carregamento.

Desde 2019, a Volvo vende caminhões elétricos na Europa, onde possui 51% do mercado de elétricos pesados. Mundialmente, mais de 4.200 caminhões elétricos Volvo circulam em 48 países, tendo percorrido 100 milhões de km.

Volvo FH B100 Flex

Outra atração da Volvo na Fenatran 2024 foi o caminhão FH B100 Flex, que pode rodar com biodiesel puro. Essa alternativa atende à demanda de frotistas que produzem seu próprio combustível. A comercialização do FH B100 Flex está condicionada a uma análise prévia da engenharia da Volvo.

Para operar com 100% de biodiesel, a Volvo desenvolveu um motor exclusivo, baseado nos propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH, essa solução permite flexibilidade na proporção de biodiesel, do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) ao B100 (biodiesel puro). Quando abastecido com B100, a redução das emissões de CO2 de origem fóssil varia de 70% a 90%, dependendo do processo produtivo do biodiesel.

O uso do B100 é restrito a veículos fabricados para essa especificação, não sendo possível utilizá-lo em caminhões que não foram produzidos para isso.