A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO) aprovou, em dois turnos, nessa terça-feira, 25, o Projeto de Lei n° 01/25, de autoria do Governo do Tocantins, que une os cargos de agente e escrivão de polícia, no cargo de Oficial Investigador de Polícia, cargo criado pela Lei Federal 14.745/2023 e que adequa a legislação no Tocantins.
O Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) comemora a conquista. O presidente da entidade representativa, Ubiratan Rebello, em conjunto com outros representantes da PC/TO, acompanhou as votações. A categoria agora aguarda a sonhada sanção pelo Governo do Tocantins.
Em vídeo divulgado nas redes sociais do Sindicato, o presidente do Sinpol comunicou os filiados sobre a aprovação. "Olá, policiais civis! Estamos ao lado do deputado Moisemar Marinho, dos presidentes das associações e diretores do Sindicato, para anunciar em primeiro plano para todos vocês a aprovação nos dois turnos aqui dentro da Assembleia Legislativa", anunciou.
Ubiratan aproveitou para reforçar agradecimento pelos esforços do deputado Moisemar, representante da categoria na Casa, e também ao governador Wanderlei Barbosa. "Gostaríamos muito de expressar a nossa gratidão ao deputado Moisemar Marinho, por toda a luta, por todo o trabalho e ao governador Wanderlei Barbosa por ter nos apoiado na nossa causa. Agora aguardamos a sanção de vossa excelência (governador) para que possamos efetivamente estarmos no novo cargo de oficial investigador de Polícia Civil", acrescentou o presidente Ubiratan.
Ao lado do presidente Ubiratan, o deputado Moisemar parabenizou a categoria e disse que a luta está apenas começando. "A luta está apenas começando. Temos muitas pautas, passamos por muitas dificuldades aqui no parlamento: aprovação da Reforma da Previdência, dentre outras pautas, e hoje chega a finalização de mais uma pauta importante que é a junção desses dois cargos, escrivães e agentes no cargo de oficial investigador de polícia", disse.
Na análise de Moisemar, o novo cargo vai trazer avanços. "É um cargo que vai trazer uma complexidade de atribuições, mas vai trazer um avanço muito importante para toda a categoria da Polícia Civil e vamos destravar o concurso público que é uma pauta importante para toda a população", afirmou.
Sinpol celebra 35 anos
O Sinpol celebra 35 anos e convida seus liados para uma noite inesquecível de comemoração, dia 5 de abril, sábado, a partir das 21 horas no Crystal Hall, na capital Palmas. A festa será o momento ideal para a retomada do Baile dos Policiais Civis do Tocantins (IX edição) - após sete anos.
São esperados cerca de 1.200 policiais filiados e esposas, além de autoridades. Estão confirmadas as presenças dos senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra. O governador Wanderlei Barbosa será convidado.
_Leia mais: Sinpol celebra 35 anos e retorno do baile dos policiais civis do Tocantins com programação especial_