Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo sábado, 5, o público de Gurupi terá a oportunidade de assistir à estreia do documentário "Tainahakỹ: uma narrativa ancestral Javaé", no Mobi Cine, às 16h. A entrada é gratuita. Filmado na Ilha do Bananal, no Estado do Tocantins, o documentário é fruto do desejo do povo Javaé de registrar e preservar suas narrativas ancestrais. Segundo os anciãos, muitas dessas histórias estão sendo esquecidas e o projeto busca resgatá-las, proporcionando uma imersão no passado, uma compreensão do presente e uma reflexão sobre um futuro ancestral.

O documentário tem direção e produção do professor da Universidade de Gurupi – UnirG, Rafael Silva Oliveira, e da ex-professora da UnirG, Anette Bento. A iniciativa conta com o apoio de lideranças indígenas e pesquisadores que se dedicam à preservação cultural dos povos originários do Tocantins.

“Mais do que um registro histórico, o documentário é um convite para conhecer a riqueza da tradição Javaé e refletir sobre a importância da memória coletiva na construção do futuro. A produção reforça o compromisso com a valorização das culturas indígenas e a necessidade de garantir espaço para suas vozes na sociedade contemporânea”, explica o professor Rafael Silva.

A produção audiovisual é resultado da pesquisa "Valorizacão da vida e prevenção do suicídio na Aldeia Kanoano", contemplada pelo Edital Saude FAPT/SES-TO nº 01/2023 – Fomento à Produção Científica na Saúde no Estado do Tocantins. O projeto está vinculado ao grupo de pesquisa Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins da UnirG (OPTTINS) e é uma realização da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), edital “Leilane Macedo” do município de Gurupi.