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Estado

Foto: Divulgação Dnit

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Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, na última segunda-feira (23), metade da obra de construção da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/MA/TO, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O investimento do Governo Federal na nova ponte será de R$ 171,1 milhões.

De acordo com o Dnit, A nova estrutura já está com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. Em paralelo, as equipes constroem, in loco, as 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE), que religará uma das principais rodovias do país. Também estão em execução a construção de pré-lajes e das aduelas de disparo do balanço sucessivo.

O método do balanço sucessivo é uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.

Foto: Divulgação Dnit 

Empreendimento

A Ponte de Estreito, que tem prazo de um ano para ser concluída, a partir da assinatura do contrato emergencial, será maior que a anterior. A nova travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

Balsas

No último final de semana também foi concluída a construção do segundo atracadouro para a travessia de balsa que está sendo utilizada no segmento durante a construção da nova ponte. Agora com quatro atracadouros, sendo dois em Estreito (MA) e dois em Aguiarnópolis (TO), o DNIT garante maior fluidez e agilidade no transporte entre os dois municípios.

Atualmente, estão em operação quatro balsas. Duas são destinadas a veículos leves e outras duas a veículos pesados. Com isso, o tempo de espera na fila foi reduzido de maneira significativa.

Também foi pavimentada uma segunda via de acesso ao novo atracadouro, permitindo a separação dos fluxos de veículos: um acesso exclusivo para veículos pesados e outro para veículos leves. Essa organização contribuiu para o aumento da eficiência e segurança no embarque.

Queda da Ponte

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou no fim da tarde do dia 22 de dezembro de 2024. Na ocasião, três veículos de passeio, três motocicletas e quatro caminhões que trafegavam na ponte caíram no rio, com 18 pessoas, ao todo. A operação de busca e resgate teve início no mesmo dia com o uso de embarcações.

Das 17 pessoas desaparecidas com a queda da ponte, 14 foram localizadas e três ainda seguem desaparecidas. As pessoas que permanecem desaparecidas após o colapso da ponte são Salmon Alves Santos, de 65 anos, e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos, avô e neto, respectivamente, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos. (Com informações do Dnit)