Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Lecar

Foto: Divulgação Lecar

A Lecar Campo, primeira picape híbrida flex a etanol com cabine dupla desenvolvida no Brasil, será apresentada ao público durante a Fenasucro & Agrocana 2025, entre os dias 12 e 15 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O modelo inaugura uma nova categoria no setor automotivo nacional, ao integrar propulsão elétrica com motor a combustão flex movido a etanol.

Com previsão de chegada ao mercado em agosto de 2026, a Lecar Campo representa um marco tecnológico ao unir inovação e independência energética. O veículo, desenvolvido com tecnologia nacional, oferece autonomia estimada de até 1.000 quilômetros utilizando apenas 30 litros de etanol, segundo dados fornecidos pela montadora.

O sistema de propulsão será composto por motor elétrico HEPU POWER de 165 cavalos e 26,3 kgfm de torque, alimentado por bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, além do motor a combustão HORSE HR10DDT de 122 cavalos e 220 Nm de torque, atuando como extensor de autonomia. A montadora destaca a aplicação do modelo ao agronegócio e regiões interioranas, por conta da disponibilidade do biocombustível e da robustez exigida pelas atividades locais.

“Temos a ambição de expandir o uso do etanol para a mobilidade global e tornar esse combustível brasileiro a energia da mobilidade sustentável global. O mundo não conhece o uso do etanol na mobilidade como temos no Brasil, e o uso desse combustível em muitos casos é mais sustentável que os carros 100% elétricos”, afirma Flavio Assis, CEO e fundador da Lecar.

A picape será equipada com suspensão independente nas quatro rodas, direção eletroassistida e freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, com ABS e EBD. O projeto inclui ainda transmissão integrada ao motor e soluções de segurança com sistema ADAS nível 2, seis airbags, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e assistência semiautônoma de direção pela plataforma Open Pilot.

“Estamos escolhendo esse palco estratégico porque a Lecar Campo nasce com um DNA de energia renovável. Esse será um momento histórico para o combustível mais brasileiro: o etanol”, declarou Assis, ao justificar a escolha da Fenasucro & Agrocana 2025 para a estreia do modelo.

A empresa busca conectar a inovação brasileira à mobilidade mundial. “Se o etanol é bom para o Brasil, pode ser bom também para o planeta. E a Lecar quer ser essa ponte entre inovação local e transformação global”, completou o executivo.

Confira a nossa editoria de veículos.