Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

O Programa Água no Campo Já, promovido pela Prefeitura de Porto Nacional, concluiu a etapa de cadastramento das famílias que poderão ser contempladas pela iniciativa. Das 4.244 famílias residentes na zona rural, 1.004 se inscreveram para receber o benefício. A próxima fase será a seleção dos contemplados, com base no parecer social emitido por profissionais da Assistência Social.

A iniciativa, que divide esse território em quatro regiões (Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste), é realizada pelas secretarias municipais de Bem-Estar, Mobilidade e Segurança Hídrica e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O programa conta com um investimento de mais de R$ 20 milhões, viabilizados por emenda do senador Irajá, para a perfuração de 400 poços artesianos, em 58 assentamentos e comunidades rurais. Cada poço será equipado com reservatórios de 4 mil litros e bombas submersas. A iniciativa deve atender, em média, cerca de 40% da população rural que ainda não tem acesso à água.

O objetivo é reduzir a vulnerabilidade hídrica e garantir mais qualidade de vida para quem vive no campo. Após a seleção, o programa avança para a fase licitatória, que definirá a empresa responsável pela execução das obras. Em seguida, terá início a perfuração dos poços e, posteriormente, a entrega às comunidades beneficiadas.