OClube do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) será palco no próximo sábado, 13, a partir das 11 horas, da 2ª edição da Feijoada das Pretas, realizada pelo Comitê Impulsor Estadual da Marcha das Mulheres Negras do Tocantins, com apoio do Fundo Baobá. O evento cultural e gastronômico une música, ancestralidade e solidariedade, destinando 100% da arrecadação para apoiar a participação das mulheres negras do Tocantins na 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 25 de novembro de 2025, em Brasília (DF).
Dez anos após a histórica 1ª Marcha Nacional, que reuniu mais de 100 mil mulheres negras na capital federal em 2015, a mobilização deste ano tem como lema “Reparação e Bem Viver” e pretende reunir um milhão de mulheres de todo o país. O ato reivindicará o enfrentamento ao racismo, à violência e às desigualdades, além da defesa de direitos historicamente negados, em busca da construção de um novo projeto de sociedade.
A Feijoada das Pretas contará com apresentações musicais de Gil Doliath e Banda, Tô Pagodeira, MCs THS Drop e Afroblack, valorizando o protagonismo de artistas negras da capital. Os ingressos custam R$ 40,00 por pessoa e podem ser adquiridos via PIX: 54.969.218/0001-88 (CNPJ).
Para o Comitê Impulsor, o evento é mais que uma ação de arrecadação: é um momento de fortalecimento coletivo. “A feijoada é um encontro de celebração e resistência. Ao mesmo tempo em que saboreamos nossa comida ancestral e celebramos nossa cultura com música, estamos garantindo que o Tocantins esteja presente em um dos maiores marcos políticos do movimento de mulheres negras no Brasil”, afirma Janaina Costa, integrante do Comitê Impulsor Estadual da Marcha das Mulheres Negras.
A 2ª Feijoada das Pretas é um convite para toda a comunidade. "Venha celebrar com sabor, música e ancestralidade, fortalecendo a luta das mulheres negras tocantinenses e brasileiras!", convida Janaina.