Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Evandro Silva / Secom Porto Nacional

Foto: Evandro Silva / Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo um mutirão de cirurgias oftalmológicas que contempla procedimentos de catarata, pterígio e limpeza de lentes. A ação acontece nesta sexta, 19, e no sábado, 20, na Unidade Básica de Saúde Nana Prado, localizada no setor Jardim Municipal.

Ao todo, cerca de 120 pacientes estão sendo atendidos durante a iniciativa. Todos já estavam cadastrados no sistema da secretaria de Saúde e receberam indicação médica para os procedimentos, que visam reduzir a fila de espera e oferecer mais agilidade no acesso a esse tipo de tratamento.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, ressaltou a relevância do mutirão. “Esse é mais um compromisso da nossa gestão com a saúde da população. Trabalhamos para os serviços chegarem de forma eficiente e com resultados concretos. Ver esses pacientes recebendo a oportunidade de recuperar a visão é motivo de alegria e mostra que estamos no caminho certo, investindo em ações que realmente transformam a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, destacou a importância da ação. “Estamos realizando aproximadamente 120 procedimentos oftalmológicos, entre eles cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente. Somente nos últimos três anos já realizamos quase mil cirurgias nessa área. É uma satisfação muito grande poder proporcionar esses atendimentos para a comunidade, garantindo mais qualidade de vida, visão renovada e esperança para quem aguardava na fila do Sisreg. Todos os pacientes aqui presentes passaram por avaliação com oftalmologista e foram devidamente encaminhados para a cirurgia”, pontuou a secretária.

Entre os beneficiados está o paciente Adilson Bezerra Santos, que compartilhou a expectativa em relação ao procedimento. “Hoje vou fazer o procedimento de catarata, amanhã vou fazer uma raspagem. Minha vista está bastante afetada, então agora com certeza vou ficar bem satisfeito com a minha visão restabelecida. Já tem uns quatro anos, mais ou menos, que estou com esse problema. Foi justamente um erro meu, eu demorei para procurar o tratamento. Agora vou ficar bom, graças a Deus”, disse Adilson.