Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Equipe da Coordenação de Artesanto organizando as peças que serão expostas Equipe da Coordenação de Artesanto organizando as peças que serão expostas

O artesanato tocantinense estará novamente à mostra para visitantes do Brasil e mundo, durante a realização do 3º Salão Nacional do Turismo-Roteiros do Brasil, de 18 a 22 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O presidente da Fundação Cultural, Júlio César Machado, participará da abertura do Salão do Turismo.

A Fundação Cultural do Tocantins, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado, levará cerca de quatro mil peças de artesanato para mostra no espaço “Vitrine Brasil”, num estande de cerca de 30 metros quadrados. Serão expostas para comercialização peças em capim dourado produzidas por artesãos da região do Jalapão; artesanato em fibra de buriti e palha de babaçu, de artesãos de Taquaruçu; bonecos de jatobá, de artesãos de Ananás; caixas de madeira, telas orgânicas e bonecas de bucha de Palmas, entre outros produtos.

A artesã Durvalina estará também mostrando o processo de produção de peças confeccionadas a partir da matéria-prima local, no caso, capim dourado, no “Espaço Saber Fazer”, dentro da Vitrine Brasil. A escolha da artesã, bem como do material de sua produção, foi uma solicitação do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Além da “Vitrine Brasil”, o Salão do Turismo 2008, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, em seus 35 mil metros quadrados, vai contar ainda com Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Rodada de Negócios, Núcleo do Conhecimento, Missões Promocionais com visitas de jornalistas e operadores internacionais.

Fonte: Fundação Cultural