Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O projeto Telecentro Mundo Digital - MUNDI, da Prefeitura de Palmas, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SEMACT, foi um dos 50 telecentros premiados pela promoção do Observatório Nacional de Inclusão Digital - ONID. O projeto será apresentado pelo gerente de Ciência e Tecnologia da SEMACT, Igor Melo, durante a 7ª Oficina Nacional para a Inclusão Digital, que será realizada de 04 a 07 de novembro em Belém, no Pará.

O concurso foi realizado pelo ONID e gerido pelo Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos, IPSO, em parceria com o Ministério do Planejamento. Um total de 573 telecentros em todo país foram avaliados nos seguintes critérios: localização geográfica, tipo de projeto e iniciativas com maior representatividade em suas ações de inclusão digital.

Evento

A 7ª Oficina para Inclusão Digital é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). O eixo fundamental da oficina é a promoção de ações concretas para a inclusão digital, com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento da inclusão no país.

Os principais temas que estarão em debate são: inclusão digital na Amazônia; conectividade em banda larga; inclusão digital e meio ambiente; ampliação do papel dos telecentros e redes comunitárias; formação para uso das TIC's no desenvolvimento local; e os papéis do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil na inclusão digital.

Participam da 7ª Oficina gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, no atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores e monitores de telecentros e outras iniciativas de inclusão digital; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, acadêmicos, especialistas e interessados no tema.

A organização da oficina conta com a participação do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, e das seguintes entidades da sociedade civil: Sampa.org, RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, Cidadania Digital, Coletivo Digital e Projeto Saúde & Alegria.

 

Fonte: Ascop