Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A montagem inédita no Estado, chega ao Tocantins, interpretada pela Companhia de Teatro Bandeirante de Goiânia, a peça O Gato de Botas. O grupo já possui quase 30 anos de estrada e está no Tocantins durante esta semana onde tem realizado apresentações para alunos de escolas públicas e particulares de Palmas e Porto Nacional.

Em Palmas, o grupo apresentou de 09 à 15 de outubro para alunos do Colégio São Francisco, Positivo, Princípio da Sabedoria, SESC, Creche Alegria e Companhia, Madre Clélia e Objetivo. Nos dias 16 e 17 de outubro o grupo irá apresentar-se nas Escolas Estella Maris e Objetivo em Porto Nacional. Quem ainda não viu o espetáculo na temporada para as escolas ou interessa em rever o espetáculo, ainda tem oportunidade de conferir O Gato de Botas no dia 18 de outubro (sábado) às 16:00 no Teatro Fernanda Montenegro em Palmas, o ingresso será cobrado à R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Segundo Eurípedes de Oliveira, diretor da companhia, o espetáculo além de educativo, é também lúdico e chega a ser mágico, pois os efeitos sonoros, de iluminação e artifícios como bonecos de fantoche levam a criança a mergulhar no mundo da imaginação. E por ser um clássico infantil, a peça não poderia deixar de trazer uma lição de vida e moral da história, onde o Gato acaba fazendo justiça e mostra lealdade ao seu dono, provando também que mentira não leva a lugar nenhum.

Conheça a Bandeirante

Bandeirante Produções Artísticas é uma Companhia Teatral conceituada no meio artístico goianiense. Fundada em agosto de 1980, a Companhia percorreu o Brasil participando de Festivais de Teatro.

Sinopse do Espetáculo

Há muito tempo, em um distante reino, um homem bem velhinho morreu, deixando como herança, somente três 'valiosos' bens: um velho moinho, um burro de carga e um gato malandro.

O filho mais velho chamou seus dois irmãos, a fim de repartir estes bens. Para si quis o moinho, para o irmão do meio entregou o burro, e o gato malandro ao mais novo deixou.

O Gato então, foi recebido pelo seu dono como sendo a pior parte da herança. Abatido e desvalorizado o Gato precisava agir rápido e mostrar ao seu dono que ele estava enganado a seu respeito, e que poderia, se quisesse torná-lo rico e famoso. O Gato deu sua palavra a Bartolo, seu dono, pediu-lhe um par de botas e o convenceu a esperar para ver, do que seria capaz.

Caçou alguns coelhos e ofereceu ao rei, dizendo que era um presente do Márquez de Carabás, um nome que ele mesmo havia inventado.

Mas tudo isso era pouco diante das pretensões do Gato. Precisava convencer o rei que seu dono era rico e famoso, e assim pudesse casar com a princesa.

Mas como fazer isso? Havia um castelo pelas redondezas que pertencia a um terrível feiticeiro, que além de não pagar os impostos ao rei, vivia explorando os trabalhadores da região.

O Gato com muita astúcia e coragem, mais uma vez entra em cena. Desafia o feiticeiro, colocando em dúvida seus poderes.

O feiticeiro, convicto de suas forças, aceita o desafio do Gato e se transforma em um animal pequeno. E com ajuda dos camponeses o Gato prende o feiticeiro em uma gaiola, que assim, além de perder seus poderes, perde também sua riqueza para o então Marques de Carabás.

O Gato acabou fazendo justiça. Além de ajudar seu dono, livrou os trabalhadores do maldito feiticeiro.

Mas Bartolo por seu muito honesto resolve contar toda a verdade ao rei, deixando o Gato em maus lençóis. A mentira pode não levar a nada, mas a estória tem um final feliz.